O conhecimento em Educação é examinado segundo o processo que toda ciência efetivamente realiza, na definição de seu objeto. ... Este objeto por sua vez é definido pelo paradigma que o sujeito científico assumir.
Episteme tem origem grega; quer dizer conhecimento. No decorrer da história, surgiram formas diferentes de explicação de como o conhecimento se dava ou construía no cotidiano humano.
A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico.
O fundacionalismo diz respeito a qualquer teoria epistemológica que se baseie no conceito de crenças básicas, ou fundamentos para a construção do conhecimento.
O termo fundacionismo (cf. Alston 165-167), frequentemente, é definido como um tipo de justificação segundo a qual o conhecimento se constitui como uma estrutura em que as fundações suportam todo o restante, mas essas fundações não necessitam de suporte.
Confiabilismo: refere-se a uma teoria que tem como proposta que uma crença justificada possa ser considerada conhecimento, desde que seja derivada de um método confiável. Pragmatismo: trata-se de uma corrente de ideias que prega que a validade de uma doutrina se determinada pelo seu bom êxito na prática.
Ceticismo é uma corrente filosófica fundada pelo filósofo grego Pirro (318-272 a.C.), caracterizada, essencialmente, por duvidar de todos os fenômenos que rodeiam o ser humano.
O ceticismo, no entanto, não se constitui em uma doutrina ou conjunto de teses sobre a realidade. Sua característica principal é desconfiar das certezas, mantendo uma atitude crítica diante de qualquer afirmação dogmática. ... O ceticismo não combate o conhecimento comum, seu foco é o pensamento dogmático.
Como corrente doutrinária, o ceticismo argumenta que não é possível afirmar sobre a verdade absoluta de nada, é preciso estar em constante questionamento, sobretudo, em relação aos fenômenos metafísicos, religiosos e dogmáticos. Com o passar do tempo, o Ceticismo se dividiu em duas linhas, o filosófico e o científico.
Conhecimento intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. ... O conhecimento intuitivo tem como principais caracteristicas em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.
Resposta: a finalidade do cético é a tranquilidade em questões de opinião e a sensação moderada quanto ao inevitável. Pois o cético, tendo começado a filosofar com o objetivo de decidir acerca da verdade ou falsidade das impressões sensíveis de modo a alcançar com isso a tranquilidade.
Existem dois tipos de ceticismo, o Absoluto e o Relativo: Absoluto – acredita que os sentidos enganam, por esse motivo, nenhuma verdade é de fato uma verdade e nem é possível conhecê-la.
No senso comum, uma pessoa cética é aquela que vê tudo a partir deum dogmatismo negativo, ou seja, seu juízo sobre as coisas é sempre condicionado por um sentimento de descrença, o que é totalmente diferente de cultivar um espírito questionador. No dogmatismo negativo, há uma negação ranzinza, amarga, improdutiva.
Cético é um adjetivo que serve para caracterizar um indivíduo que é apoiante do ceticismo. O cético é uma pessoa que não acredita, que duvida ou se apresenta como incrédulo e descrente. ... Exemplo: "Muitas pessoas acreditam que há vida inteligente em outros planetas, mas eu sou cético a respeito disso".
cético [ es - es ] Você sabe como se pronuncia cético?
1 derrotista, céptico, negativo, pessimista, herege, herético. Que duvida de tudo: 2 desconfiado, descrente, incrédulo, pirrônico, descrido.
Sínico, com s, refere-se à China, próprio ou característico deste país. Cínico, com c, tem a ver com uma pessoa que se opõe às normas e convenções previamente estabelecidas, ou quem se comporta de maneira falsa, desavergonhada, imoral, impudica.
adjetivo Déspota; que demonstra ou pratica tirania; que usa de um poder soberano e injusto para governar: ditador tirânico.
Cínico, com c, é utilizada para se referir a uma pessoa que demonstra fingimento, descaramento, deboche, sarcasmo, cinismo, cara de pau. ... Sínico, com s, tem uma utilização muito reduzida e se refere a algo relativo à China ou relativo aos chineses.
Uma pessoa cínica, em sua totalidade, é inteligente e com humor elevadíssimo. Tem a capacidade de observar a realidade do ambiente que a cerca e de conhecer e perceber um acontecimento rapidamente. Não confia nas pessoas, na realidade, suspeita de todos.
Uma pessoa cínica, em sua totalidade, é inteligente e com humor elevadíssimo. ... Segundo o minidicionário Larousse, “cínico é uma pessoa desavergonhada, debochada, sem amor, sem pudor, descarado, alguém que não tem senso de respeito.
a) apreender a viver com o necessário e não fazer do desnecessário algo necessário. 0. b) valorizar a razão e a cultura, pois esses são fundamentais para a vida humana.