“Se a mãe sentir dor e tiver as fissuras, a primeira medida é corrigir a forma de o bebê amamentar. Não adianta passar pomada cicatrizante se o bebê continua mamando errado. Depois, os cremes de lanolina são hidratantes, assim como de óleo de girassol, que é também cicatrizante.
O bebê deve estar sentado e, de preferência, em contato direto com o corpo da mãe”, diz Lélia. Depois da mamada, é fundamental colocar o bebê em pé para arrotar. E ele precisa ficar em pé no colo, com a cabeça atrás do ombro da mãe e a barriga na altura do ombro.
Aplicar compressa morna para evitar dor nos seios durante a amamentação. O calor úmido tem demonstrado ser um eficaz calmante da dor nos seios. Além disso, pode ajudar para que a pele cure rapidamente. Para aplicar esse remédio, recomenda-se utilizar uma toalha limpa.
Uma boa dica é fazer uma massagem no seio antes de colocar o bebê para mamar pela primeira vez. “Massageie ao redor do seio e depois ao redor da aréola.
Para evitar tudo isso, aqui estão seis coisas que você pode fazer para evitar as fissuras:
A partir do primeiro mês é esperado que o bebê esteja mamando de 90 a 120ml de leite por mamada, chegando a beber por dia uma média de 420 ml e 750 ml de leite. E não para por aí não. A quantidade de leite em cada mamada continua aumentando a cada semana, até que ele complete 6 meses.
Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite.
Acontece que, nos primeiros meses, o sono é polifásico mesmo, ou seja, dividido em ciclos mais curtos do que os do adulto. Assim, é esperado que o pequeno fique dormindo e acordando. Por volta dos 6 meses, a tendência é que o bebê desperte menos de madrugada.
Uma sesta prolongada pode ajudar o bebê a dormir à noite, mas pode ser diferente para o seu bebê. A solução pode ser deixar o bebê tirar a sesta pela manhã ou no começo da tarde. O ideal é que ele fique cansado, mas não estressado quando for a hora de dormir, e muito menos, recém desperto da sesta.
Nos mais velhinhos (com mais de 5 ou 6 meses), normalmente o motivo de acordarem a cada duas horas ( ou de hora em hora) é a dependência da ajuda para dormir. Uma vez que essa é eliminada, eles vão reduzindo o número de vezes que acordam. Bebês são o espelho dos pais.
Como fazer o bebê dormir de dia
12 dicas para fazer o bebê parar de chorar