Jarros, travessas, velas, castiçais, bolachas de madeira e vasos podem se transformar facilmente em belos centro de mesa de jantar, tudo depende da proposta de decoração que você deseja para o seu ambiente.
A mesa de centro serve como apoio para as atividades que são realizadas no principal espaço de convívio: a sala de estar. Sempre em destaque, por conta da sua localização bem no meio do ambiente, elas podem abrigar bandejas, vasos com flores, velas, pequenas esculturas e livros.
Os lustres redondos, quadrados ou com formas verticais ficam melhores em mesas redondas ou quadradas, enquanto lustres lineares (com peças dispostas em linha) ou retangulares ficam melhores em mesas retangulares.
Para facilitar a medição correta da peça, a profissional indica duas regras: 1) Adicione o comprimento e a largura do ambiente e converta o valor para centímetros – este é o diâmetro ideal para esse ambiente; 2) Se o lustre for ficar acima de uma mesa, invista em um diâmetro entre 30,5 e 38 centímetros.
Qual lustre usar na sala de estar?
Se você for pendurar a luminária sobre uma mesa, o pendente deve ter ⅓ do tamanho dela. Ou seja, para uma mesa de jantar de 1,20m o ideal é usar um pendente de 40cm. Ou 2 pendentes de 20cm lado a lado. Essa regra também vale para pendentes fixados sobre mesas de cabeceira, de centro ou mesas laterais ao sofá.
Tamanho da mesa: Além do estilo da decoração, uma dica importante é levar em conta o tamanho da mesa antes de escolher o pendente para a sua sala de jantar. Opte por alternativas que tenham uma boa iluminação e não atrapalhem a visão na hora que todos estiverem a mesa.
Uma das soluções mais usuais e o pendente sobre a mesa, instalado no mínimo a 70 cm acima do tampo para evitar o ofuscamento nos olhos de quem senta à mesa. Escolha lustres que sejam pelo menos 30 cm menores em diâmetro que a menor dimensão da mesa de jantar e utilize lâmpadas leitosas ou com difusores.
Cores: neutras ou chamativas? Você pode modernizar a cozinha sem precisar apostar em elementos muito ousados, vale escolher pendentes de cor neutra. Mesmo que a escolha seja de cores mais sérias como preto e cinza, o toque de sofisticação fica com o design arrojado do modelo.
Para saber quantos pendentes colocar na bancada é preciso primeiro saber o tamanho da sua bancada. As bancadas de cozinha mais comuns tem em média 1,20 m de comprimento e nesse caso é possível colocar entre duas e até quatro luminárias pendente para bancada, tudo dependerá do tamanho escolhido para o pendente.
Como escolher pendente Para não errar, escolha modelos que dialoguem com o estilo de décor do cômodo, assim como no caso das luminárias. Por exemplo: em um ambiente mais minimalista, prefira um pendente discreto e de cor neutra.
Por ser uma cor neutra o pendente para cozinha preto se adapta facilmente a diversos estilos de decoração e cores, portanto, você pode utilizar o pendente para cozinha preto em um ambiente mais rústico, colorido ou mesmo para uma decoração mais moderna e contemporânea o pendente para cozinha preto é a escolha perfeita.
90 centímetros
Outro fator importante sobre o tamanho da cozinha é que o lustre para cozinha deve ter um tamanho apropriado para o local. Ou seja, se você tem um ambiente pequeno, o ideal é apostar no lustre para cozinha compacta, que é de um tamanho menor e proporcional ao ambiente. Os modelos maiores acabam destoando da decoração.
Neste caso, apenas as lâmpadas incandescentes e halógenas conseguem IRC 100%, lâmpadas LED possuem em sua maioria IRC 80 que é excelente também para cozinha, além de apresentar outros benefícios. Outra dica importante é a escolha das luminárias e pendentes.
Melhor plafon para cozinha Nesse caso, opte por produtos fabricados com materiais que não oxidam, como PVC, alumínio e aço. Além disso, é recomendado utilizar plafon com luz direta. Dica: utilize plafon com a lâmpada direcionada para bancada ou área de trabalho.
Plafon
É preciso, inclusive, pautar a escolha da lâmpada e o posicionamento dela no ambiente com cuidado para não aquecê-lo demais. Para isso, a regra é simples: prefira lâmpadas que possuem maior eficiência, emitem menos calor (o que gera também uma importante economia de energia).
Iluminação para garagem A opção que oferece melhor visualização é a lâmpada de teto tubular em LED. Para ampliar a segurança do local, uma sugestão é incluir lâmpadas com sensores de presença.