O desenvolvimento motor normal é acompanhado de processos de crescimento, maturação e aquisição da competência e reorganização psicológica. Esses processos permitem à criança adquirir novas habilidades no domínio motor grosseiro e fino, cognitivo e emocional.
A voz começa a engrossar; Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chamado "estirão do crescimento").
É culpa dos hormônios, que perturbam o organismo da moçada nessa fase da vida. Na adolescência, tanto os garotos como as meninas começam a produzir os hormônios que realçam as diferenças sexuais.
Por que minha voz muda durante o dia? Porque a tensão do corpo varia e a voz tende a acompanhar nosso estado físico e emocional. A voz também é influenciada pelo ambiente. Por exemplo, em situações de muito barulho, a voz fica automaticamente mais forte e pode se cansar mais rapidamente.
Desenvolva uma voz rouca. Segure o pomo de Adão (a saliência na parte da frente e no centro da garganta, que se movimento quando engolimos) gentilmente. Tente movê-lo cerca de 0,5 cm para trás ao falar. Tente criar um efeito vocal fry deixando a voz o mais grave possível e usando pouco ar para empurrar o som.
Muda vocal é o termo que se dá a mudança da voz. Os efeitos hormonais tornam a voz do menino viril e as meninas também aparentam uma tonalidade ligeiramente agravada e adulta. ... Geralmente a mudança é mais visível nos meninos.
A alteração normalmente ocorre entre os 13 e os 15 anos. Isso explica as alterações na voz, que ora afina, ora engrossa, ora fica rouca – sim, é só uma fase. O engrossamento da voz é considerado um aspecto sexual masculino secundário.
Sintomas de cordas vocais inflamadas
Normalmente, a disfonia se apresenta como uma voz muito baixa ou rouca. Ambas podem ser causadas pelo uso excessivo da voz que podem gerar lesões nas pregas vocais como os nódulos. Inflamações como laringites, malformações das cordas vocais ou até tumores podem ser causadores de alterações na voz.
Alguns sintomas de calo nas cordas vocais são:
As ínguas podem ser causadas por infecções ou inflamações como inflamação em um dente, gripe, amigdalite ou otite por exemplo, e não necessitam de tratamento especifico, pois acabam por sumir quando a causa do problema é tratada.
Câncer. Em casos mais graves, a sensação de bola na garganta pode dever-se a câncer no pescoço, que normalmente é acompanhado por outros sinais e sintomas, como caroço na região, rouquidão, dificuldade para engolir, engasgamento frequente, perda de peso e mal estar geral.