A demografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se principalmente de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas.
O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma, e esse estudo só pode ser completo se a população for recenseada.
Demografia é uma ciência que tem por finalidade o estudo de populações humanas e sua evolução temporal em relação à seu tamanho, sua distribuição espacial, sua composição e suas características gerais.
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
O tamanho e a composição são considerados aspectos estáticos de uma população. No entanto, a Demografia trata também dos aspectos dinâmicos das populações, ou seja, das mudanças e inter-relações entre as variáveis demográficas básicas – fecundidade, mortalidade e migração.
Conceituação: Trata-se de uma base de dados da população brasileira, mostrando a distribuição por idade, sexo, localização, situação do domicílio e situação de escolaridade.
Os principais dados e conceitos demográficos são:
Com um crescimento demográfico de 1,17% ao ano, os brasileiros apresentam uma taxa de natalidade (por mil habitantes) de 20,40, em contraposição a uma taxa de mortalidade (por mil habitantes) de 6,31. Ademais, a expectativa de vida no país é de 73 anos. Os estados mais populosos são: São Paulo (41,2 milhões)
O Brasil apresenta uma baixa densidade demográfica — apenas 22,43 habitantes por quilômetro quadrado —, inferior à média do planeta e bem menor que a de países intensamente povoados, como a Bélgica (342 habitantes por quilômetro quadrado) e o Japão (337 habitantes por quilômetro quadrado).
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.
O cálculo para encontrar a taxa da densidade demográfica de um território é bastante simples. Basta dividir o número de habitantes pela área em quilômetros quadrados (hab/Km2). Veja o exemplo do Brasil, de acordo com dados do IBGE referentes ao censo de 2010.