Resposta. A degradação dos solos pode ocorrer por meio de erosão,da acidificação ousa acumulação de materiais pesados,levando a diminuição de nutrientes minerais e de matéria orgânica (húmus),o que pode restringir ou inviabilizar o uso do solo para a agricultura.
O que é qualidade do solo A qualidade do solo, também referida como saúde do solo, pode ser definida como a capacidade do solo funcionar continuamente como um ecossistema que possa sustentar plantas, animais e seres humanos.
- Rocha alterada: lembra a rocha madre no aspecto. É o horizonte em que a alteração progrediu, preservando parte da estrutura e dos seus minerais. Sua dureza ou resistência é inferior à da rocha madre. - Rocha sã: é a rocha inalterada.
Apresenta pequena resistência ao manuseio (Solo de Alteração). Rocha alterada: horizonte em que a alteração progrediu ao longo de fraturas ou zonas de menor resistência, deixando grandes blocos da rocha original. Os minerais encontram-se alterados e descoloridos.
Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados. Por outro lado, na época de seca, esse tipo de solo tende a formar uma camada dura e pouco arejada do terreno, prejudicando o desenvolvimento da vegetação.
O solo argiloso possui mais de 45% de argila na sua composição de grãos. Esse tipo de solo possui partículas muito pequenas (microporos). Como os espaços entre os grãos (os poros), também são muito pequenos, eles retêm mais água.
As substâncias mais comuns para adicionar em um solo argiloso são areia de construção, gipsita, esterco, compostagem ou outra matéria orgânica grossa. A areia de construção e a gipsita permitem uma drenagem melhor da água e mais bolsas de ar; elas agem para ajudar a separar as partículas da argila.
Técnicas para melhorar o solo