O naturalizando tem o prazo de 12 (doze) meses, contados da data da publicação, para comparecer em juízo e solicitar a entrega do certificado de naturalização comum ou extraordinária. ... Neste caso, o ato de naturalização não se completará, ficando, automaticamente, sem efeito.
Para consultar seu processo: - Caso tenha solicitado por meio do Naturalizar-se, basta fazer o login e consultar dentro da plataforma. - Caso tenha solicitado por meio do SEI, clique aqui. Para dúvidas quanto ao processo, encaminhe e-mail para a Divisão de Nacionalidade e Naturalização: processos[email protected]
A Instituição ideal para pesquisadores imigrantes/estrangeiros é o Arquivo Nacional, que detém em seu acervo todo o registro de estrangeiros que vieram para o Brasil. Para consultá-los, acesse www.arquivonacional.gov.br.
Os primeiros imigrantes europeus não-portugueses a se estabelecerem no Brasil foram os suíços. Devido à falta de terras na Suíça, cerca de duas mil pessoas imigraram para o país entre 1818 e 1819 e se tornaram "súditas do Rei de Portugal."
Para pesquisar no acervo do Arquivo Nacional, basta acessar o SIAN: http://sian.an.gov.br, realizar um cadastro, clicar em 'Fundos/Coleções' e 'Pesquisa Digital 2.
COMO PESQUISAR IMIGRANTES PORTUGUESES
Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.
Veja abaixo como funcionam e como pesquisar neles.
Conheça os sobrenomes portugueses mais populares
Você pode reconhecer um judeu pelo modo de se vestir, se ele usa uma kipah ou tsit-tsit (franjas nas roupas) ou peiot (cachos de cabelo) ou deixa transparecer de alguma forma que e Judeu. Características raciais acho pouco provável. Há judeus loiros, asiáticos, indianos e negros. Talvez pelo sobrenome seja possível.