Convide vem do verbo convidar. O mesmo que: invite, convoque.
O verbo convidar, no sentido de solicitar a presença de alguém, chamar, convocar exige a preposição para, e não a prep. a. A preposição a será exigida pelo verbo convidar nos seguintes significados: Pedir, requerer, demandar, ordenar cortesmente.
“Tem a honra de convidar” é uma expressão usada para solenidades de caráter muito formal e deve ser usada quando quem convida tem, entre seus convidados, pessoas com hierarquia igual ou superior à sua. Caso contrário a expressão correta é “Tem o prazer de receber”.
Comparecer como verbo intransitivo Com o sentido de aparecer ou de se apresentar em algum lugar, o verbo comparecer atua também como verbo intransitivo, não sendo necessária a junção de um complemento verbal que complete o seu sentido: Ele tem comparecido todos os dias. Não se esqueça de comparecer na terça-feira.
Compareceu vem do verbo comparecer. O mesmo que: apareceu, chegou.
Significado de Comparecer verbo transitivo indireto e intransitivo Expor-se (pessoalmente) em lugar determinado: compareceu à festa; embora cansado, não deixou de comparecer ao evento.
Quem comparece, comparece a algum lugar, ao invés de comparecer algum lugar. Concordam? Assim, comparecer (a) + (as) consultas deve levar o acento grave indicador da crase, uma vez que a crase é a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou "as". Assim, os pacientes devem comparecer às consultas, com crase.
Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. ... Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).
Predicado Nominal Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Alan está feliz.
Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.