Enquanto conteúdo da Educação Física escolar, possui um leque de conhecimentos que podem e devem ser explorados no contexto escolar. Através da dança o aluno pode não só conhecer o outro, mas conhecer a si próprio, podendo explorar o mundo da imaginação, usando para isso suas emoções, seus sentidos e seus movimentos.
Nos ambientes escolares em que a dança é integrante dos conteúdos da disciplina escolar, o professor de Educação Física deve buscar se apoderar de todos os recursos e conhecimentos possíveis a fim permitir aos alunos a experimentação e a criação de movimentos corporais.
No caso da Educação Física escolar, a expressão corporal é tratada, muitas vezes, no âmbito das atividades rítmicas e expressivas, vinculada as danças e as brincadeiras cantadas. ... As atividades de expressão corporal na escola objetivam o desenvolvimento integral da criança com a apropriação de si para sua ação no mundo.
Os conteúdos estruturantes da disciplina de educação física propiciam experiências significativas na vida do educando, entre eles a dança e a dança de salão, que possibilita o desenvolvimento do ritmo, da consciência corporal, da expressão e comunicação através do corpo com o meio social.
A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.
Resposta: A dança de salão é confundida com outras danças por pertencerem a mesma categoria, a danças em casal. Dança folclóricas: “tem sua origem em cerimônias de ritos tradicionais pertencentes a um estrato popular”. Danças Populares: “o povo dança em toda ocasião feliz.
A dança social ou dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais e surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral.
Verificado por especialistas Esse tipo de dança tem como característica de ser pessoal e permitir variações existem passos e regras a serem seguidas, as quais caracterizam cada ritmo. Um aspecto marcante de sua performance é a sensualidade e elegancia entre quem a dança.
As principais características da dança de salão são: dança a dois, mistura de ritmos e variação de passos. A dança de salão é caracterizada por uma dança a dois. Portanto, sempre será executada por duas pessoas. ... A dança de salão abrange diferentes ritmos, sendo alguns: forró, bolero, zouk, salsa, dentre outros.
O Bolero é uma dança romântica por natureza. É dançada em par e caracterizada pelo abraço sem "sobras". É uma dança dinâmica, que possibilita rodar muito o salão. A palavra BOLERO vem de "boleras" que eram ornamentos de vestidos de dançarinas espanholas que imitavam bailados ciganos.
forró é um estilo mais arrasta pé,agitado ja o bolero é um estilo mais meloso.
Apesar de nascer em Cuba, tornou-se também bastante conhecido como canção romântica mexicana....
Significado de Bolero substantivo masculino Certa dança espanhola. Música que acompanha essa dança. Peça do vestuário feminino, que consiste num casaco curto, com ou sem mangas, e que se usa por cima do corpete.
Passos de bolero:
O bolero e um ritmo da dança de salão bem romântico! O ideal seria utilizar saia ou vestido que te permita executar os movimentos com desenvoltura, na altura. ... Procure vestidos em tons escuros, principalmente preto, e que não sejam muito compridos, na altura da coxa esta perfeito.
No final do século XIX acontece uma revolução no balé originando a dança moderna. ... A dança moderna foi introduzida no Brasil por bailarinos de renome que fugiam da Segunda Guerra Mundial.
O maracatu é uma típica manifestação do folclore brasileiro. A dança de origem africana surgiu em meados do século XVIII, no estado de Pernambuco, nordeste do país.
Nazaré da Mata
De acordo com pesquisadores do ritmo do forró, essa dança se originou no século XIX. Nesse período, as pistas de dança eram formada de barro, e por isso as pessoas dançavam arrastando o pé para que a poeira não levantasse, dando nome à dança de arrasta-pé (outro nome dado para a dança do forró).