O Cromo é um mineral essencial ao homem, é considerado um elemento traço, mas em alguns casos pode ser tóxico, isto depende da forma como é encontrado. O cromo existe sob diferentes formas de oxidação, o que é encontrado naturalmente em nosso organismo é o cromo trivalente (III), que é o mais estável.
Cromo VI na água A exposição do cromo hexavalente pode ocorrer, geralmente, através da inalação contato com a pele e ingestão. A inalação, por exemplo, do cromo VI, além de causar grave irritação das vias respiratórias, já foi reconhecida como um carcinogênico humano (isto é, cancerígeno).
Como consequência, já estão disponíveis boas alternativas ao cromo VI (hexavalente), como, por exemplo, sistemas baseados em cromo trivalente (cromo III), ou com base em Zr (zircônio) e Ti (titânio), usados já por muitas indústrias.
Os compostos de crômio possuem diversos usos industriais, como tratamento de couro (curtume), fabricação de tintas e pigmentos, preservante de madeira e galvanoplastia.
Abundância e obtenção
1797
Tabela de alimentos ricos em zinco
O corpo humano adulto contem 2-3 gramas de zinco e 2 kg/ 4,4 lb de metais totais incluindo zinco; mais da metade do total é cálcio, seguido do sódio, magnésio e potássio. A Ingestão Diária Recomendada (RDA) dos EUA de zinco é de 12 mg/dia para mulheres e 15 mg/dia para homens.
Porém, a única forma de ter a certeza se existe falta de zinco no organismo é fazendo um exame de sangue ou de urina para quantificar a quantidade deste mineral. Os valores de referência do zinco no sangue são de 70 a 120 ug/dL e até 900 ug/g na urina.