SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
O sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990) foi responsável pelo desenvolvimento de uma teoria social inovadora, que serviu para alargar o campo dos estudos sociológicos voltados à elucidação de processos sociais, ou seja, dos processos de interação humana no âmbito da sociedade.
A alternativa correta é a letra (a) porque o conceito de Norbert Elias que afirma a interdependência entre indivíduo e sociedade é justamente o conceito de configuração.
Elias não consegue ultrapassar a dicotomia entre indivíduo e sociedade e isto decorre de sua definição de indivíduo como “pessoa singular” e da sociedade como “pluralidade de pessoas”, sendo que esta última se caracteriza por possuir leis específicas, caracterizadas por determinadas relações e funções.
305). Tentando traçar o caminho evolutivo das emoções humanas, Elias segue a concepção de que formas aprendidas (controle de condutas aprendido no processo civilizatório) e não aprendidas (marcadores genéticos, inclinação biológica) se entrelaçam na configuração dos diferentes comportamentos.
Norbert Elias é considerado um dos principais precursores da chamada sociologia figuracional, através do qual se procura estudar as relações humanas de forma processual. Entende-se por figuracional tudo aquilo que é usado para ilustrar redes de interdependência entre os indivíduos e a distribuição de poder entre eles.
O processo de civilização, apesar de aumentar o autocontrole do indivíduo, seja por pressão externa ou interna, também “é acompanhado permanentemente por tipos de libertação dos mais diversos”, porém, sendo impossível a existência de “uma suposta liberdade 'absoluta', se por ela entendemos total independência e ...
Nota: 10.
TECNIZAÇÃO:Tecnização é o processo pelo qual, a medida em que progride, as pessoas aprendem a explorar materiais inanimados a uma extensão cada vez mais crescente para o uso da humanidade, tratando-os e os processando, na guerra e na paz, principalmente na expectativa de uma vida melhor.
Resposta. Entrada de novos produtos no mercado mundial, mais terras para serem ocupadas por pessoas (aumento do mercado consumidor (nº de consumidores)) e muitos outros fatores.
A colonização, a locomotiva, a eletrificação e os navios à vapor são elementos que representam a implementação do processo civilizatório na obra de John Gast.
Para os europeus a consequência foi um grande sucesso econômico, de modo que a prata que os espanhóis foram capazes de explorar em suas colônias ajudou os europeus no processo de acumulação de capital, impulsionando o desenvolvimento da Europa.