O ócio para os gregos era sinônimo de tempo livre para que os homens pudessem pensar, filosofar e refletir: isto é, o ócio era uma atividade ligada à mente, o contrário do trabalho braçal.
Na Grécia Antiga, o ócio era importante para alimentar a capacidade de pensar dos cidadãos gregos. Nessa direção, a ociosidade - que era representada pela não ocupação em uma determinada área - ajudava muitos cidadãos na formulação de pensamentos e, consequentemente, na aquisição de novos conhecimentos.
Resposta. Dos Gregos, Atividade mental de reflexão - ocupação mental em oposição a atividade física. - fazer nenhuma atividade física para fazer atividade mental ou reflexiva.
O ócio para os Gregos é considerado como algo bom , era o tempo livre que permitiria a dedicação dos gregos à vida pública, bem como proporcionava uma reflexão sobre o mundo. O ócio para os gregos era considerado bom, pois era possível se dedicar à diversas questões importantes.
Mais do que uma pedra no sapato, a forma como lidamos com o tédio pode prejudicar nossa vida. Estudos feitos ao longo das décadas mostram que funcionários entediados costumam ter baixa performance, raiva, estresse, insatisfação, faltas e acidentes no trabalho.
Ócio é lazer, descanso, passeio, mas principalmente pensar. Já o negócio é o não-ócio, a negação do ócio. ... Para Platão, o ócio era o princípio da Filosofia, em conexão com a Verdade (Verdade com V maiúsculo mesmo) e a liberdade, porque só pode-se dedicar a Filosofia quem tem tempo para isso.
Scholé, palavra grega que designa “lugar do ócio”. Palavra que deu origem àquela que, ao se traduzir, transformou-se em Escola. Relação necessária estabelece-se, então, entre escola e ócio. Não ao ócio como é concebido hoje: sinônimo de desocupação e do ato de não fazer nada.
O ócio, no sentido vulgar do termo, remete à noção de folga, de falta de compromissos de trabalho e, nesse contexto, possui uma conotação negativa que liga a ideia de ociosidade à ideia de vadiagem e de preguiça. Na literatura e na sociologia, contudo, o termo foi e é empregado muitas vezes em sentidos distintos.
Ócio criativo na verdade significa fazer 3 coisas simultaneamente: Trabalhar para criar riqueza e ao mesmo tempo aprender coisas (por tanto estudar para criar conhecimentos) e ao mesmo tempo divertir-se, brincar para criar bem-estar.
A procrastinação pode ser usada como uma auto sabotagem onde o individuo cria inconscientemente um obstáculo interno para seu avanço. Adiam, colocam em risco a execução de algo dentro do prazo necessário, perdem oportunidades, se tensionam e geram uma má impressão a seu respeito.
É cientificamente comprovado que a força de vontade de uma pessoa diminui ao longo do dia, à medida que aumenta o cansaço. Por isso, sempre procure iniciar por aquilo que merece sua maior atenção e aproveite melhor o auge de sua força no dia. Assim, evitará que o cansaço te faça procrastinar.
10 maneiras de parar de procrastinar de uma vez por todas
Dito isso, aqui seguem 7 dicas para vencer o desafio da procrastinação em quaisquer áreas da sua vida.
Veja abaixo:
Acompanhe, na galeria de imagens a seguir, 10 estratégias para romper o ciclo de procrastinação e se tornar mais produtivo: