Envelhecimento saudável e ativo é intimamente ligado a um estilo de vida que inclui atividade física regular e, em paralelo, escolhas sábias de alimentos. Boa nutriçao e exercícios funcionam melhor para desacelerar o processo de envelhecimento quando ambos são rotineiramente parte da vida do indivíduo.
O envelhecimento é um "processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo". Erminda (1999) complementa que o envelhecimento pode ser dividido em três dimensões: biológica, cronológica e social. ...
Idoso é quem tem um pouco mais de idade; Velho é quem perdeu a capacidade de sonhar e se divertir. Idoso é quem ainda se renova a cada dia que começa; Velho é quem se acaba a cada noite que termina… Idoso é quem ainda tem planos; velho é quem tem apenas recordações….
Nesse sentido, o Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de nº 10.
O termo velhice carrega uma série de conotativos pejorativos que marcam o estigma da experiência do envelhecimento, enquanto a terceira idade designa uma parcela da população idosa inserida nas práticas ética, estética e política de uma sociedade consumista.
Muitos jovens e adultos utilizam variadas formas de tratamento aos idosos por meio de outras terminologias comuns. Alguns desses termos são: velhice, melhor idade, envelhecimento, terceira idade, velho, sênior, entre outras.
Gerontolescente, portanto, é mais um termo criado para substituir a palavra idoso ou velho, esta por sua vez é associada pela maioria das pessoas a algo negativo, mas todas essas expressões não mudam o principal: o sujeito a que refere.
1 antiga, ancestral, decrépita, engelhada, anciã, anosa, envelhecida, vetusta, provecta. Feminino de velho: 2 velha, caduca, antiquada, arcaica, desusada, obsoleta.
Príncipe é uma noção que deriva de princeps (termo latino) e que se costuma referir ao herdeiro de uma Coroa. O príncipe, por conseguinte, é quem sucederá ao rei no trono e se tornará no soberano de uma região quando o monarca actual morra ou abdique/renuncie.
É preciso não esquecer que um príncipe encantado é sempre o indivíduo que desperta a paixão de uma rapariga, nobre ou plebeia, um pouco por efeito mágico, como mágico era o amor que unia Tristão e Isolda.