Na prática, a competência diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas. A competência pressupõe uma ação que agrega valor diante de novas situações. A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades.
A esfera de competência da justiça trabalhista para apreciação do dano moral. ... A indenização por danos morais possui a característica originária no princípio reparador, do direito civil, em que o indivíduo causador do dano tem o dever jurídico de repará-lo.
Ter competência É ter conhecimento, capacidade e atitudes compatíveis com o cargo ou com a tarefa, e ainda ser capaz de colocá-las em prática sempre que necessário. ... Ser competente não é um diferencial, mas, sim, uma necessidade para se manter nos negócios.
QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES PROFISSIONAIS PROCURADAS PELAS EMPRESAS?
Competências organizacionais: visão estratégica, trabalho em equipe, visão sistêmica, etc. Competências técnicas: conhecimentos em informática, em ferramentas específicas, proficiência em inglês, etc. Competências comportamentais: flexibilidade, criatividade, comprometimento, etc.
Habilidades profissionais: 9 competências que o mercado espera de você
7 competências mais exigidas no mercado
Já as soft skills que os gestores mais valorizam nos colaboradores são trabalho em equipe, resolução de conflitos e comunicação assertiva. A própria pesquisa aponta que existem muitas outras habilidades comportamentais que podem ser desenvolvidas e que terão impacto positivo na carreira, como empatia e liderança.
As competências também são importantes para desenvolver a gestão do conhecimento, ferramenta essencial para manter o nível de conhecimento, habilidades e atitudes dos colaboradores.
Em sincronia com a visão estratégica das organizações, a gestão por competência pretende criar meios que possibilite o comprometimento dos indivíduos e grupos com os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que desenvolve e mantem sua vantagem competitiva diante da concorrência.