O tratamento do baço aumentado consiste em tratar, em primeiro lugar, a causa que está na sua origem, que pode consistir na administração de antibióticos, suspensão de certos medicamentos ou substâncias tóxicas e outros tratamentos mais complexos, como o de câncer ou doenças auto-imunes.
Em geral, o baço aumentado pode ser uma consequência de: Infecções virais, como mononucleose. Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária.
O baço aumentado (doente) é um dos principais sintomas da doença.
Assim, alguns chás ótimos para combater a má digestão são:
Beber água durante o dia, pelo menos 2 litros; Fazer pelo menos 5 refeições por dia com menos volume de alimento em cada momento; Comer mais fibras, frutas e verduras, pois melhoram o funcionamento do intestino, evitando não só a prisão de ventre, mas também o estômago alto.
5 remédios naturais para diminuir o estufamento na barriga
Chá de erva doce, espinheira santa e noz moscada Um excelente remédio caseiro para combater o estômago inchado devido a má digestão é o chá de espinheira santa, com erva-doce e noz-moscada porque ele tem propriedades digestivas que facilitam a digestão dos alimentos, trazendo alívio rápido do desconforto.
Possíveis causas do “estufamento” Umas das razões mais conhecidas para o estômago inchado é o excesso de gases, resultante de maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e combinações de alimentos difíceis de digerir (repolho, brócolis, feijão e batata).
Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:
Um ótimo remédio caseiro para soltar os gases do estômago e combater o inchaço abdominal é tomar pequenos goles do chá de camomila com erva-doce, o chá de boldo ou o chá de gengibre pois estas plantas medicinais possuem propriedades antiespasmódicas e calmantes que diminuem a irritação do sistema digestório, reduzindo ...
- sempre que sentir estar com gases, deite-se de barriga para cima e faça uma massagem em movimento circular em todo o seu abdômen. Em seguida, segure suas pernas e estique-as. Depois, dobre-as sobre a barriga. Essa pressão das pernas sobre a barriga ajuda a eliminar os gases que causam desconforto.
Dormir de lado pode aliviar dores dos gases Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.
“Quando estamos dormindo, o gás que atinge o reto, a porção distal do trato gastrointestinal, é liberado de forma inconsciente. Entretanto, devido à redução da mobilidade intestinal, há tendência a um acúmulo de gás no intestino, sendo liberado em maior quantidade pela manhã”.