O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de ...
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.
para operacionalização dos subsistemas contábeis (custos, gestão patrimonial, orçamento, escrituração etc). Neste modelo, faz-se necessário um conceito de estrutura de conta mais abrangente e de maior escopo, denominado de conta gerencial ou ampliada.
Sistema de contas que registra os bens patrimoniais do Estado, os créditos e os débitos suscetíveis de serem classificados como permanentes ou que sejam resultados do movimento financeiro, as variações patrimoniais provocadas pela execução do orçamento ou que tenham outras origens, o resultado econômico do exercício.
Objetiva a comparação da receita prevista com a sua realização e da despesa fixada com a sua realização, sendo, para tanto, necessário que os fatos de arrecadação da receita e liquidação da despesa passem obrigatoriamente pelas contas deste Sistema. ...
Usando as palavras de Arnaldo Cezar Coelho “A Regra é Clara”. Conforme a LRF, na apuração da RCL são consideradas as receitas arrecadadas. Assim, o regime usado para apurar a RCL é o Orçamentário e não o Patrimonial (Contábil).
O Ativo Compensado compreende as contas que registram os atos praticados pela administração pública, ou mesmo alheios à administração, os quais não modificam de imediato o Patrimônio do Estado.
As Contas Transitórias são usadas para compensar lançamentos de reconciliação em contabilidade financeira. ... Isso ocorre geralmente quando a empresa deseja aguardar que o valor pago tenha sido compensado no banco (um cheque por exemplo) para transferir aquele saldo para a conta contábil referente ao banco.
Na aquisição dos bens que serão objeto de contrato de Comodato, a empresa comodante deverá registrá-los em uma conta própria do Ativo Não Circulante subgrupo imobilizado. Na entrega do bem à comodatária, a comodante deve transferir o bem para conta própria do imobilizado em operação.
Deve-se preencher os seguintes campos:
Comodato é o empréstimo para uso temporário, a título gratuito, de bem Infungível (que não pode ser substituído por outro de mesma espécie, qualidade e quantidade), que deverá ser devolvido após o uso ou dentro de prazo predeterminado, mediante contrato, no qual a pessoa que empresta o bem é chamada de comodante e a ...
As Contas de Compensação de Responsabilidade Ativa são aquelas que especificam bens de terceiros em poder da empresa. Exemplo: Valores recebidos em custódia, em caução e outras. As Contas de Compensação de Responsabilidade Passiva são aquelas que especificam bens da empresa em poder de terceiros.
O contrato de comodato funciona por meio do empréstimo gratuito de um bem que é único e insubstituível. Ou seja, duas pessoas entram em acordo sobre o empréstimo gratuito de um bem e a pessoa que está ocupando ou detendo o bem, deve arcar com sua devolução.
O aparelho de telefone em comodato nada mais é do que o “empréstimo” de um celular, normalmente para empresas, que utilizam os serviços de telefonia de uma determinada operadora.
Para realizar uma instalação de fibra óptica é necessário seguir alguns padrões técnicos para garantir que nenhum erro aconteça, o ideal é seja feita por um profissional da área. Uma das etapas mais importantes é decidir qual tipo de cabo será utilizado: o multimodo ou o monomodo.
Tomando por base os preços atuais de cada componente necessário para a instalação, o custo para o provedor varia entre R$700,00 a R$900,00. Essa variação é em decorrência do valor da mão de obra empregada, poder de compra dos componentes e tamanho da fibra que foi usada.