A Tomografia Computadorizada de Coluna Cervical ou Dorsal ou Lombo-Sacra é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de inúmeras doenças, como hérnia de disco, artrose na coluna, deslizamentos vertebrais, fraturas, entre outras.
É o melhor método de escolha na investigação de várias doenças da coluna. O preço de uma ressonância da coluna pode variar entre R$ 800,00 e R$1500,00, dependendo do tempo de duração e da área a ser visualizada e avaliada.
A área lombar consiste em 5 vértebras na região lombar (parte baixa da coluna). O sacro possui 5 pequenas vértebras fundidas (um pouco acima do cóccix).
No caso do Raio-X de coluna lombo-sacra, o exame tem como enfoque a porção inferior da coluna vertebral do paciente, observando tanto a parte lombar da coluna quanto o osso sacro e o cóccix.
Começando pelo segmento mais superior da coluna (“região do pescoço”), encontramos a coluna cervical, formada por sete vértebras – C1 a C7); a coluna dorsal ou torácica com doze vértebras (T1 a T12); a coluna lombar com cinco vértebras (L1 a L5); por fim, a coluna lombossagrada (ou lombo sacra) no segmento mais ...
Tipos de raio X da coluna lombar e sacral A técnica desse exame é sempre a mesma: utiliza-se o aparelho que emite um feixe de raios X sobre a região a ser estudada e, conforme a densidade dos tecidos, eles serão mais ou menos absorvidos, resultando em um contraste de claro e escuro no filme fotográfico.
A lordose pode provocar dor e parestesias (formigamento) em diversas regiões do corpo além de dificultar os movimentos. Apesar de ter diversas causas, a lordose nem sempre vai necessitar de tratamento médico, pois pode não causar transtornos aos pacientes.
A hiperlordose de causa postural pode ser corrigida com exercícios posturais, de resistência, e técnicas manipulativas, alcançando ótimos resultados, no entanto, quando existem síndromes presentes ou alterações graves como distrofia muscular pode ser necessário realizar cirurgia na coluna.
A lordose pode ser adquirida através da obesidade, no período gestacional, quando há fraqueza muscular, fadiga, levando à pessoa a assumir uma má postura.
A retificação da coluna é uma condição em que as curvaturas naturais da coluna estão alteradas. Esse desvio pode ser causado por diversos motivos como má postura ou encurtamento muscular. Neste artigo, você saberá mais informações sobre suas causas e quando torna-se grave.
Para tratar a retificação da coluna cervical são aconselhados exercícios de mobilidade e fortalecimento muscular, como o método Pilates, com auxílio do fisioterapeuta.
Os exercícios que podem ser realizados em solo como no Pilates com ou sem equipamentos, ou na água, no caso da hidroterapia ou hidro Pilates são uma ótima opção para melhorar a postura global e corrigir a curvatura da coluna.
Concentrar o movimento na cintura pélvica (mesmo sabendo que a maioria da rotação irá ocorrer na coluna dorso-lombar por questões anatómicas); Manter os joelhos e pés juntos, evitando qualquer deslizamento; Manter os membros superiores numa linha que vai das pontas dos dedos de um lado ao outro passando pelo peito.
O movimento de flexão da coluna lombar ocorre no plano sagital. ... O movimento de extensão da coluna lombar ocorre no plano sagital. Os extensores do tronco são os músculos eretores da espinha, que incluem o iliocostal torácico, o longuíssimo dorsal, o espinhal torácico e o iliocostal lombar.
O grupo de músculos eretores da espinha é o principal extensor da coluna vertebral. Este artigo vai discutir a anatomia e a função dos músculos eretores da espinha.
Podemos encontrar alguns sintomas em nossos pacientes com hiperlordose lombar:
A hiperlordose é uma curvatura com concavidade posterior, anormal pela sua intensidade, podendo ter como causas a malformação óssea, posturas incorretas, falta de exercício físico, desgaste do tecido, mecanismo de compensação, rigidez e contratilidade, tais fatores levam a conseqüências biomecânicas como: insuficiência ...
Como identificar a lordose
A hiperlordose é o aumento do grau da curvatura da coluna cervical e/ou lombar. Na lombar, a hiperlordose dá a impressão de um “bumbum empinado”, originando-se de diversos fatores, desde alterações genéticas, fraqueza muscular ou hábitos de má postura.
O tratamento da hiperlordose pode envolver:
A espondilose lombar é a doença reumática mais incidente em todo o mundo. É um problema causado pelos desgastes dos discos da coluna vertebral, fazendo com o que espaço entre as vértebras ocasionando assim o que é comumente chamado de “bico-de-papagaio”.
A cifose ou hipercifose, como é conhecida cientificamente, é um desvio na coluna que faz com que as costas fiquem em posição de "corcunda" e, em alguns casos, pode fazer com que a pessoa apresente o pescoço, ombros e cabeça muito inclinados para frente.
Quais são os sintomas da cifose?
Os tipos mais comuns são: cifose, escoliose e lordose. Cifose é a excessiva curvatura da coluna vertebral no (A-P) plano sagital. A parte de trás normal tem de 20° a 45° graus de curvatura na parte superior das costas, e qualquer ângulo acima de 45° é chamado cifose.
"Quando há cifose, não se vê nas costas uma curvatura simétrica, regular. Haverá um aumento da curvatura, uma concavidade, que pode ser a hipercifose e precisa ser avaliada", diz o especialista.