Resposta. As espículas são espinhos de carbonato de cálcio ou sílica, que são usadas para estrutura e defesa das esponjas. São secretadas pelos esclerócitos e são as responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas.
Cauxi, Comum a diversas esponjas de água doce amazônicas, da fam. dos espongilídeos, cujas espículas silicosas podem causar irritação na pele; cabixi, cauí, cauixi, esponja-d'água-doce, paracutaca [Algumas tribos indígenas misturam as cinzas destas esponjas com argila, para a confecção de peças de cerâmica.].
As esponjas de água doce secam na época da seca do rio, pois elas ficam expostas, sem os nutrientes necessários para se alimentar, além de que podem ser capturadas.
Resposta: A característica das espículas faz com que elas possam causar ferimentos nos olhos e na pele é porque elas são unidades esqueléticas de calcário ou silício, em forma de ponta muito afiada, o que faz facil a penetração da pele e orgãos moles.
Nos poríferos existem estruturas denominadas gêmulas. ... Essas gêmulas se originam no interior do corpo da esponja, têm parede espessa, possui espículas e um conjunto de amebócitos que vai auxiliar na formação de novas células assim que houver local e ambiente propício para seu desenvolvimento.
A maior diferença e o físico ja que são diferentes na aparência. Também porque os dois são animais apesar de não se locomoverem. Outra diferença é que os corais são cnidarios e as esponjas são poriferos.
Poríferos são animais em sua maioria marinhos. Vivem sésseis, ou seja fixos no fundo do mar. Já os cnidários é o grupo formado pelas anêmonas-do-mar, caravelas, hidras, corais e mãe da água (água viva).
Os poríferos em maioria são marinhos, atuando como filtradores que capturam alimentos. Além disso, é importante ressaltar que a diferença entre os dois é que os cnidários tem seu processo de digestão dentro da cavidade gastrovascular. Até mais!
Diferente dos outros animais as esponjas são seres vivos sésseis ( realizam suas atividades sem a necessidade de se locomover), Formadas por microporos que permitem sua sobrevivência nos espaços marinhos, apresentam mecanismos de defesa contra predadores, como a liberação de toxinas.
Resposta. os poríferos são filtradores. A água ao entrar pelos esporos, passa pelos coanócitos (células dotadas de muito lisossomo) que filtram a água pegando materiais orgânicos. Logo, a água é a "fonte" de alimento.
Sim,são exclusivamente aquáticas pelo fato de serem poríferos,necessitando constantemente as particulas alimentícias da água.
A água entra pelos poros laterais, passa pelo átrio,que é o espaço central do corpo dos poríferos, e sai pelo ósculo, que é a abertura maior,como a boca de um vaso.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
As esponjas apresentam endoesqueleto orgânico ou inorgânico. O esqueleto inorgânico caracteriza-se pela presença de espículas calcáreas ou silicosas. O esqueleto orgânico apresenta uma substância química, denominada espongina.