O ângulo de anteversão (declinação) do colo do fêmur pode ser definido como o ângulo formado entre o plano dos côndilos femorais (plano bicondilar) e um plano passando através do centro do colo e cabeça femoral(1,2).
Ângulo de torção epifisário: ângulo entre o eixo longo do colo femoral passando pelo centro da cabeça femoral (linha C) e o eixo epifisário (seta). O eixo epifisário é perpendicular à base da epífise (linha tracejada entre os pontos onde a linha fisária encontra a cortical anterior e posterior do fêmur).
Para quem possui o útero antevertido, a orientação é que, ao deitar-se, levante-se a nádega, colocando um travesseiro ou uma almofada embaixo dela. Já se o útero for retrovertido, a mulher deve deitar-se de de bruços, com o travesseiro na região genital.
O útero invertido, também chamado de útero retrovertido, é uma diferença anatômica em que o órgão é formado para trás, em direção às costas e não voltado para frente como é normalmente. Neste caso também é comum que os outros órgãos do sistema reprodutor como os ovários e trompas também estejam voltados para trás.
O prolapso uterino corresponde à descida do útero para o interior da vagina causada pelo enfraquecimento dos músculos que mantém os órgãos dentro da pelve na posição correta, sendo assim considerada a principal causa de útero baixo.
O prolapso uterino acontece quando os músculos responsáveis pela sustentação do útero enfraquecem, fazendo com que o útero desça. Essa situação é mais comum em mulheres mais velhas, no entanto pode acontecer em mulheres que já tiveram vários partos normais, durante a gravidez ou antes da menopausa, por exemplo.
Depois, pode-se inserir delicadamente o dedo indicar na vagina, com a ajuda de um lubrificante se necessário, deixando-o deslizar até sentir o colo do útero. Chegando a essa região, é possível perceber se o orifício está aberto ou fechado, através do toque.
Sim, é possível não só sentir o colo com o dedo, mas também visualizá-lo com o auxílio de um espelho e um espéculo. O espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato em alguns lugares) é um instrumento que permite afastar as paredes vaginais, que geralmente ficam encostadas, para visualizar o colo uterino.
Porção inferior do útero onde se encontra a abertura do órgão, o colo do útero está localizado no fundo da vagina e serve para separar os órgãos internos e externos da genitália feminina. Por isso, é uma área bastante sensível e exposta ao risco de doenças e alterações relacionadas ao sexo.
O útero é um órgão muscular com formato de pera invertida e pertence ao sistema reprodutor feminino. Ele é responsável por abrigar o bebê durante todo o período gestacional.