substantivo masculino Pessoa indiferente à moral; quem não se opõe nem concorda com os preceitos morais: era juiz, mas agia como um amoral.
substantivo feminino Característica de imoral, que não respeita a moral vigente. Ausência de moralidade; despudor ou indecência. Maneira de agir da pessoa que não respeita regras morais (a virtude, a moral, os bons costumes, a honestidade etc); cinismo.
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que é desregrado em sua conduta; devasso, dissoluto. Outrora, pessoa livre da disciplina da fé religiosa; livre-pensador: Pascal escreveu contra os libertinos.
O que é Libertinagem: Libertinagem é um termo oriundo do francês "libertinage", significa devassidão e é a característica de alguém que vive uma vida de libertino. Muitas pessoas consideram a libertinagem o oposto da liberdade.
substantivo masculino Intolerância; comportamento de quem é intolerante, sectário; estado de quem expressa intransigência: o sectarismo de algumas doutrinas religiosas. Próprio de uma seita, religião e doutrina; estado ou atributo do que é sectário.
Significado de Sectário Aquele que concorda com a maneira de pensar de alguém, obedecendo cegamente essa pessoa.
O termo sectarismo (usado geralmente com conotação negativa e pejorativa) vem do latim sectariu, que em sentido estrito se aplica ao seguidor de uma seita, mas pode também denotar zelo ou apego exagerado a um ponto de vista; visão estreita, intolerante ou intransigente.
Significado de sectarismo Intolerância; comportamento de quem é intolerante, sectário; estado de quem expressa intransigência: o sectarismo de algumas doutrinas religiosas. Próprio de uma seita, religião e doutrina; estado ou atributo do que é sectário.