Denominam-se por máquinas motrizes aquelas que transformam qualquer tipo de energia em trabalho mecânico. Como exemplos temos os motores, as turbinas e as máquinas a vapor.
O funcionamento do equipamento, portanto, consiste na aplicação de força em um pequeno êmbolo, que transmite a pressão para um êmbolo muito maior, originando uma força elevada. É esta força gerada que molda e comprime a matéria que será encaminhada para reciclagem ou para seus devidos fins.
O rotor semi-aberto possui somente uma cobertura nas palhetas, de modo que um dos lados fica livre. Por fim, rotores semi-fechados possuem palhetas de descarga nas costas da cobertura.
Os impelidores são os responsáveis pelos padrões de fluxo nos vasos. São classificados de acordo com o regime de mistura, sendo seus diâmetros e outras características geométricas responsáveis pela caracterização do fluxo gerado e capacidade de mistura.
A forma mais frequente de recuperação de energia nas partes não rotativas é uma carcaça com formato espiral, conhecido como voluta, que termina em um bocal de recalque. Uma outra forma usual de dispositivo recuperador de energia é uma série de palhetas estáticas, chamada de difusor.
São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).
O síncrono, possui a frequência fixa e por isso seu uso é recomendado especialmente em grandes potências, ou no caso em que a carga precisa ser constante. Já o gerador assíncrono é bastante simples e versátil, pois sua velocidade pode ser controlada através da rotação do motor.
A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador. Portanto, é um tipo de equipamento que deve ser escolhido e manipulado com cuidado, afinal, qualquer equívoco pode resultar em provimento inadequado de eletricidade ou em danos à máquina.
Os Motores BLDC (ou Brushless DC motor ) são constituídos de ímãs permanentes ligados a um eixo ou um cilindro rotativo, que são empurrados e/ou puxados por campos eletromagnéticos dos enrolamentos elétricos que, por sua vez, são gerenciados por um controlador eletrônico de velocidade (bldc controlador).
Quando for especificar um motor elétrico, você deve analisar as curvas de desempenho de torque e velocidade, como a mostrada abaixo, que são fornecidas pelos fabricantes. Assim, é possível detalhar o torque produzido pelo motor em toda a sua gama de velocidades no eixo, desde o início até a carga total.