Aculturação (do inglês acculturation) é a interpenetração de culturas. Um exemplo é o Brasil, que possuía originalmente a cultura indígena e que adquiriu, posteriormente, traços das culturas europeia e africana, formando-se, então, a cultura brasileira. ...
Um choque cultural pode, por exemplo, gerar profundo mal-estar, paralisando, desorientando as pessoas. [...] Pode, também, gerar reações de agressividade ou conflito velado e, em contraste, pode até, em alguns casos, implicar sensações de reconhecido alivio de tensão.
Resposta. Olá, estão aqui em baixo as consequências: Os indígenas saíram do isolamento em que viviam , o que lhes trouxe novos costumes e a consequente descaracterização da sua cultura e perda da natureza tal como a conhecia. ... - desestruturação do sistema produtivo e das instituições indígenas.
Choque Cultural – Quais são as 5 fases?
Resposta. Resposta: Os colonizadores, por não conhecerem a cultura dos povos indígenas, assim como não compreenderem sua língua e rituais, acabaram enxergando os mesmos como povos não civilizados e impondo suas crenças e modo de vida.
Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.
Resposta. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas viraram escravos dos brancos, assim eles perderam seus rios, florestas e seu espaço territorial.
Ampliação e disseminação do cristianismo através da catequização dos indígenas e métodos europeus de estilo de vida, como seu modo de se vestir; Doenças desconhecidas; Animais não originários das Américas; Mudança de costumes e hábitos alimentares...
Os primeiros impactos ocorreram com a exploração econômica dos recursos naturais e da terra, como também pelo genocídio de milhões de seres humanos. Os europeus trouxeram ainda para o continente milhões de africanos escravizados, que com seu suor e sangue foram utilizados para construir a sociedade americana atual.
Resposta: Quando os europeus chegaram, tiveram o objetivo de exploração e somente anos depois de ocupação. Uma das principais consequências da conquista da América pelos europeus foi a chamada "catástrofe demográfica": a queda vertiginosa da população indígena.
A conquista da América Espanhola foi marcada pelo uso de violência contra os povos nativos desde a chegada dos espanhóis em 1492. ... O avanço dos conquistadores aconteceu pouco a pouco, à medida que eles conheciam e descobriam novas regiões e deu-se, principalmente, pelo uso da violência contra os nativos.
O impacto que as bandeiras tiveram sobre os povos indígenas foi extremamente negativo, visto que os bandeirantes caçavam, escravizavam e abusavam dos povos indígenas de maneira desumana, como se fossem seres inferiores.
A Conquista da América Espanhola tem início a partir de 1492. ... Primeiramente, foram conquistadas as ilhas da América Central; em seguida, as terras firmes do continente, com as expedições de Cortés ao território asteca e de Pizarro ao Império Inca. Ao mesmo tempo que os portugueses se estabeleciam no Brasil atual.
A chegada dos europeus ao continente americano trouxe um fator biológico que foi mortal aos indígenas: as doenças contagiosas. Os historiadores estimam que cerca de ¾ da população nativa tenha perecido vítima de doenças contagiosas. A varíola foi a pior delas e castigou os astecas durante as lutas contra os espanhóis.
“As invasões dos europeus nas Américas foram nefastas”, opina. Para Alexino o mais grave nesse processo foram os extermínios de vários povos indígenas, configurando-se um dos piores genocídios da humanidade juntamente com a escravização de africanos.
Resposta. Após a chegada de Colombo na América em 1492 e, em função, do interesse espanhol na busca de metais preciosos foram organizadas, no século XVI, várias expedições com o objetivo de reconhecer e conquistar o continente americano.
O maior desejo dos espanhóis era de enriquecer. Geralmente, os chefes das viagens eram membros da baixa nobreza espanhola. Os soldados que formavam as tropas eram camponeses pobres e que estavam em busca de melhores condições de vida. Estima-se que cerca 100 mil espanhóis tenham ido em direção a América.
A Sociedade Colonial Espanhola A população negra escrava era pequena e foi usada como mão de obra, principalmente nas Antilhas. Quem realmente mandava e explorava a população nativa eram os espanhóis, brancos, que eram a minoria mas, eram os dominadores.
Durante a primeira viagem do explorador Cristóvão Colombo enviado pela coroa espanhola para conquistar foi feito contato com os Lucayanos nas Bahamas e Tainos na Cuba e na costa norte de Hispaniola, teve muitos índios foram trazidos de volta à Espanha.
A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.
A colonização espanhola na América começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Antilhas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que o encontraria. ... Na conquista, os espanhóis consolidavam alianças com diversos povos indígenas.
Na América Latina, os franceses ocuparam regiões das Antilhas e das Guianas empreendendo um tipo de exploração voltado à produção açucareira e a utilização de mão-de-obra escrava. Na região norte, os franceses se fixaram na região do Quebec, Louisiana, Golfo do México e Mississipi.
Os franceses conseguiram se fixar na América do Norte, nas regiões do rio São Lourenço e dos Grandes Lagos da América do Norte. A partir de 1603, formaram as colônias de Terra Nova, Nova Escócia (Acádia) e Nova França (Canadá). Em 1608 foi fundada Québec e em 1643 Montreal.
Em estreita ligação com os indígenas da região, os franceses fundaram em 1555 a França Antártica, cujo objetivo era criar um espaço de colonização no litoral brasileiro, buscando desenvolver atividades econômicas, principalmente no extrativismo.
Foram colônias francesas até meados do século XX: Marrocos, Tunísia, Guiné, Camarões, Togo, Senegal, Madagascar, Benin, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Chade, República do Congo, Gabão, Mali, Mauritânia, Argélia, Comores, Djibouti, República Centro Africana.
Paises colonizados do mundo por:Inglaterra,Espanha,Alemanha,Portugal,Bélgica,Holanda e França.