Não há nenhum impedimento em ter mãe e filho juntos, porém não é recomendável que eles cruzem. Porque se houver cruzamento entre eles, ocorrerá consanguinidade, isto é, cruzamento entre parentes próximos: mãe e filho, pai e filha e entre irmãos.
Isto significa que o recurso de cruzar dois cães irmãos que muitos profissionais utilizam, aplica-se de forma diferente em cada caso. ... No entanto, este tipo de ato pode trazer consequências fatais se se desconhecer a linha genética de ambos os cachorros, provocando o aparecimento de doenças hereditárias e congênitas.
O inbreeding é o acasalamento de cães com alto grau de parentesco (entre pais e filhos, entre irmãos e meio-irmãos), ou seja, com consanguinidade muito intensa. Esse tipo de cruzamento não é recomendado, mas, caso o criador deseje realizá-lo, é extremamente importante que ele seja muito experiente.
O melhor lugar para a cruza de cachorros é no espaço em que o macho vive, já que, neste local, o território é dele e de mais ninguém – ao contrário das proximidades de onde vive a fêmea, que quando entra no cio atrai uma série de candidatos à cruza para as redondezas.
A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.
De forma prática, como a duração média do proestro é de 7 a 9 dias, e o oocito estará apto à fecundação aproximadamente no 5º dia do estro, o animal deverá começar a ser coberto aproximadamente 12 dias após início dos sinais do cio (vulva edemaciada e corrimento sanguinolento).
Na maioria das vezes, um acasalamento apenas é o suficiente para que a fêmea engravide, mas pode-se acasalar por duas ou três vezes, uma vez ao dia. Não é aconselhável cruzar a cadela nos dois primeiros cios, pois apesar de apta a engravidar, seu organismo ainda não atingiu a maturidade para que ela seja uma boa mãe.
Para que o cruzamento de seu cão seja um sucesso, o mais conveniente é que a fêmea seja levada aonde está o macho. Deve haver um ambiente tranquilo, o macho perceberá os feromônios da fêmea para depois tentar copular.
6)É verdade que quantas mais vezes cruzar uma fêmea maior será o numero de filhotes? Não, basicamente, o que determina o numero de filhotes em uma gestação é a fêmea( numero de óvulos presentes na ovulação).
Embora não seja possível prever com precisão quantos filhotes a cadela pode ter, Dra. Mayara explica que a quantidade está bastante ligada ao porte. “Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera.
Quanto tempo dura o cruzamento de cães Em geral, o cruzamento dos cães costuma durar cerca de 30 minutos, embora alguns cães terminem em 20 e outros possam levar até 60.
E conclui: “para aumentar as chances da fecundação, recomenda-se que os dois cachorros fiquem juntos mais de um dia durante o período fértil da fêmea. Porém, se eles estiverem cruzando muitas vezes, é recomendado a separação.
Caso haja dificuldade ou questionamento sobre a identificação do proestro ou estro, o veterinário deve colher e submeter esfregaços vaginais semanalmente para avaliação prospectiva. A presença abundante de células superficiais na citologia vaginal sugere ocorrência de estro silencioso.
Pode aplicar a injeção quando a cadela estiver no cio? Se não...quando posso aplicar? Olá, Josi, o produto não deve ser aplicado durante o cio. O produto é indicado somente a partir do segundo cio do animal, quando a fêmea já passou da fase de puberdade.
O médico veterinário Joeldson Walter de Oliveira explicou ao Diário Corumbaense que fêmeas que estiverem gestantes ou com suspeita de gestação não podem ser imunizadas porque a vacina pode gerar patologias clínicas nos filhotes.
Como é realizada a injeção da vacina anti cio Ainda segundo as informações encontradas, o ideal é aplicar após 3 a 5 meses do cio em cadelas e 3 a 6 meses em gatas. Pois é o período de anestro, ou seja, quando a sexualidade da fêmea está completamente inativa.
Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.