Leptóteno (do grego, leptos = delgado) – nesta fase ocorre o ancoramento das extremidades das moléculas de DNA à lâmina nuclear, o que contribuirá para os movimentos de aproximação e formação dos pares homólogos (materno/paterno).
Metáfase I – os cromossomos homólogos pareados se dispõem na região mediana da célula; cada cromossomo está preso a fibras de um só pólo. ... Telófase I – no final desta fase, ocorre a citocinese, separando as duas células-filhas haploides. Segue-se um curto intervalo a intercinese, que procede a prófase II.
Interfase. A interfase é quando a célula apresenta intensa atividade, sendo a mitose precedida e sucedida por ela. ... G1 (primeiro intervalo): ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade.
É também durante a intérfase que a célula cresce e que as moléculas de DNA dos cromossomos se duplicam, preparando a célula para a próxima divisão. A intérfase é subdividida em 4 fases: a fase G1, a fase S, a fase G2 e a mitose. Na intéfase o material genético está na forma de filamentos de cromatina.
Dentro do ciclo celular a interfase é importante porque é o período de preparação das células para a divisão celular, por meio do aumento de seu volume, tamanho e número de organelas.
A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. Nessa fase de intervalo entre meioses/mitoses da célula não só cumpre suas atividades vitais como também reúne condições para se dividir e originar células-filhas.
Também é importante dizer que é durante essa fase, que o intervalo entre as meioses e/ou mitoses concluem as atividades vitais e cria as condições necessárias para que ocorra a divisão para que sejam geradas as células-filhas.
Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.
Chama-se de meiose o processo de divisão celular que acontece na formação dos gametas, o qual reduz o número de cromossomos. Dessa forma, uma célula-mãe diploide consegue originar 4 células-filhas haploides. ... Ainda disse que o número de cromossomos nas células-filhas era reduzido pela metade.