A res sperata é um investimento feito pelo lojista, em decorrência da cessão de parcela do sobrefundo de comércio pertencente ao empreendedor shopping.
A doutrina divide-se sobre a natureza jurídica da res sperata. Caio Mário da Silva Pereira (1984, p. 76) entende que a cláusula nada mais é que “'direito de reserva' de localização ou 'garantia' de entrega do local, como contraprestação pelos benefícios do futuro shopping center”[6].
Em centros de compra, é feito o chamado CDU (Contrato de Direito de Uso). Os mecanismos servem de apêndice ao contrato de aluguel. ... Na maior parte dos casos, as áreas à disposição para aluguel nos shoppings são as destinadas às lojas satélites e ao cinema.
É o conceito de Tenant Mix (mix de locatários, em tradução livre), que se refere a atividade de analisar, organizar e distribuir comércios dentro do shopping. A ideia é que haja dentro do shopping marcas distintas, complementares e harmônicas para que o empreendimento seja atraente, competitivo e rentável.
O contrato de Shopping Center é, em realidade, um contrato atípico misto, ou seja, embora guarde características de todos os contratos supracitados, não se confunde com nenhum deles; tem unidade orgânica autônoma, por consistir em instrumento jurídico que reflete, em boa parte, a complexidade econômica do centro ...
No caso do shopping center, esse perfil sócio-econômico torna-se de grande importância, já que é um ambiente que hoje é construído para levar a sociedade não só a possibilidade de consumo, mas também de segurança e principalmente lazer.
Centro comercial (em inglês, shopping center) é uma edificação que contém um conjunto de estabelecimentos de varejo de diferentes bens de consumo, além de prestação de serviços e lazer (lanchonetes, restaurantes, salas de cinema, teatro, parques infantis etc.), constituindo-se em uma grande área comercial fechada, ...
O Shopping Center, traduzido para português como “Centro Comercial”, é uma construção que comporta um aglomerado de lojas de diversos bens de consumo, além disso, é um local onde pode ter diversos outros serviços e lazer, sendo que além dos básicos como lanchonetes e restaurantes, alguns Shoppings possuem cinema, ...
A administração cobra um aluguel de espaço para empresas que desejam oferecer seu produto/serviço no ambiente comercial que o shopping proporciona. O valor dessa locação pode ser cobrado de formas diferentes, como por exemplo, de forma proporcional às vendas do lojista ou por valor definido em contrato.
Significado de Shoppings substantivo masculino plural Centros comerciais; estabelecimentos que reúnem, num só lugar, os mais variados serviços, lojas, cinemas, teatros etc. [Gramática] Forma plural de Shopping Center: Shopping Centers.
Usamos há um bom tempo a palavra shopping aqui Brasil como sinônimo de centro comercial que possui lojas, restaurantes, cinemas e estacionamento dentro do mesmo espaço. Embora não seja errado dizer “SHOPPING CENTER” em inglês, a forma mais comum utilizada é “SHOPPING MALL” .
Um Centro Comercial é um empreendimento de comércio integrado num edifício ou em edifícios contíguos, planeado, construído e gerido como uma única entidade, compreendendo unidades de comércio a retalho e áreas comuns, com um mínimo de 500 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 12 lojas.
Acomodação. Exemplo de uso da palavra Galeria: Varias lojas em um só endereço, que pelo seu pequeno espaço não chega a ser chamado de shopping.
O que é um open mall? O open mall é um conceito de varejo não muito usado ainda no Brasil e pode ser encontrado no formato de lojas convencionais, de outlets, ou polocentro com grandes lojas. Este tipo de varejo é caracterizado por não ser climatizado e coberto.
Eis abaixo uma lista dos principais shopping centers do bairro.
A palavra “shopping” vem do inglês, mas o tipo de empreendimento, fora do país, chama-se “mall”. Portanto, pode ser que o significado de ambos se confundam. Segundo as nossas regras, um shopping, para ser o que é, precisa ter uma “área bruta locável” grande, acima de 25 mil metros quadrados.