A parede celular é uma estrutura que se localiza externamente à membrana plasmática e que, entre outras funções, garante a forma da célula. A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários.
Resposta. A parede celular é uma camada muito resistente, flexível e ocasionalmente rígida que envolve alguns tipos de célula. ... Além disso, ela atua como filtro para a célula. Uma das principais funções da parede celular é atuar como vaso de pressão, evitando a Citólise quando água entra na célula.
→ Função da parede celular A parede celular apresenta como principal função proteger a célula, reforçando-a externamente. Diante disso, tem papel muito importante para evitar a plasmoptise (ruptura da célula devido ao aumento de líquido em seu interior) em plantas e alguns protozoários, bactérias e fungos.
As células animais não têm parede celular ou cloroplastos, que por sua vez existem nas células vegetais. Seu formato também é diferente pois as células animais são redondas e têm forma irregular, enquanto as células vegetais possuem formas fixas e retangulares.
Nos vegetais, a célula apresenta, além da membrana plasmática, uma parede celular que a reveste externamente. Formada principalmente por celulose, essa parede celular garante maior resistência à célula vegetal, evitando a ruptura pela entrada de água.
Resposta. Resposta: a 1 célula; essa célula obtem energia através das mitocôndrias; Célula 2 ( célula vegetal ); através da fotossíntese; ela tem uma estrutura diferente da célula animal então nao é difícil identifica-la.
célula vegetal
A obtenção de energia tanto em animais como em vegetais, se dá pela conversão de carboidratos em energia, na forma de ATP. Esse processo requer oxigênio (processo aeróbio bioquímico, chamado de respiração celular). A organela responsável pela respiração celular, tanto em animais como em plantas é a mitocôndria.
Respiração celular é um processo pelo qual os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades. A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa.
Todos os seres vivos precisam queimar combustíveis orgânicos, como a glicose, para obter energia. A queima ocorre pelo processo de respiração celular. Fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química de moléculas como carboidratos e lipídios.
As plantas de folhas verdes (como as árvores) usam dióxido de carbono, luz solar e água para produzir açúcares, os quais fornecem a energia necessária ao crescimento das plantas. Esse processo cria oxigênio, que é respirado pelas pessoas, pelos outros animais e demais seres vivos. Encyclopædia Britannica, Inc.
Como transformar alimentos em energia? Para que o corpo assimile os nutrientes, é preciso quebrá-los por meio digestão, que acontece ao longo do trato digestório, com o auxílio de outros órgãos.