As calopsitas têm seu nome derivado de uma palavra alemã “kakatielje”, que significa “pequena cacatua”. O nome científico é Nymphicus hollandicus, que significa “Deusa da Nova Holanda”, antigo nome da Austrália (entre 1700-1800).
Nem mesmo o país de origem da calopsita é no continente europeu! A calopsita é uma ave nativa da Austrália, na Oceania. Da ordem dos psitacídeos (como os papagaios), ela pertence à família das cacatuas, também naturais do continente austral.
Ambiente. No seu ambiente natural da Austrália estas aves costumam viver em bando ou pares, e até voar grandes distâncias em busca de comida e água. Além disso, procuram sempre viver à beira de rios, lagos, córregos e etc.
Cacatua
Nymphicus hollandicus
Na natureza, as calopsitas podem viver cerca de 30 anos! Já as que vivem em cativeiro podem chegar até os 20 anos. Contudo, o tempo médio de vida de uma calopsita é de 12 a 15 anos. Algumas calopsitas podem aprender a falar algumas palavras, mas não como os papagaios.
Aos quatro meses, as calopsitas começam a vocalizar bem e esta é uma ótima fase para iniciar o aprendizado. Essas aves podem aprender em qualquer idade, porém, assim como os humanos, existe uma facilidade muito maior quando ainda são filhotes.
A partir daí, o segredo para que a calopsita aprenda a cantar é a repetição, conforme o passo a passo a seguir:
Calopsitas abrindo o bico varias vezes seguidas significa que estão relaxadas ou próximas à hora de dormir. ... Calopsitas gostam de fazer e receber carinho, não apenas de calopsitas do sexo oposto, é normal ocorrer com pássaros do mesmo sexo, entre pais e filhos, jovens e adultos, por tanto não estranhe!
Resumindo: se a amiga já completou 12 meses, está mais arisca e anda cantando mais que de costume é porque já deve estar em período reprodutivo, e esse comportamento parece de calopsita fêmea no cio. Lembrando que, como dissemos antes, é melhor esperar até depois dos 18 meses para estimular a reprodução.
A transferência de espermatozoides do macho para a fêmea se dá pela justaposição da abertura das cloacas de ambos. Os machos apresentam dois testículos dos quais saem os canais deferentes que terminam na cloaca, enquanto que as fêmeas apresentam o oviduto e o ovário direito atrofiados (adaptação para o voo).
Geralmente é o macho o primeiro a entrar no ninho, e vistoriá-lo. Cantar e bater o bico no poleiro fazem parte do namoro, um convite do macho para que a fêmea seja estimulada a entrar no ninho. A partir de então, o casal passará a entrar e a sair do ninho várias vezes ao dia.
simples nada mudou, basta nao deixar faltar agua nem alimentos para o casal. deixe que eles sabem tratar muito bem dos seus filhotinhos. alimentos, Mix Calopsitas, uma boa farinhada ,tipo: CC2030 ou CC PARROTS, aveia sem casca , frutas secas, pão seco de vez em quando. e verduras escuras.
Duzentos reais o casal.
Já para os tutores de primeira viagem, aqui vão algumas dicas de como cuidar de calopsita:
Crus ou cozidos, os legumes são muito atrativos às calopsitas, pois são saborosos. Na categoria de legumes cozidos, podem ser fornecidos milho, inhame e batata doce. Já na categoria de legumes crus, temos abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, nabo e pepino. Quanto às verduras, elas devem ser frescas e de qualidade.