Mesmo que o alimenta cheire bem, já pode estar estragado. As especialistas indicam preservar a embalagem original do produto e não misturar itens novos com antigos. Se houver caruncho no feijão, por exemplo, elimine os grãos ruins e prepare os que estão bons.
Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético Por isso, a nossa dica é recorrer às vasilhas herméticas - tanto para armazenar arroz quanto outros grãos, como farinha, feijão e até macarrão.
6 dias
Os alimentos secos, como os cereais, possuem bem menos água do que outros alimentos, por isso, têm uma vida útil maior e, quando crus, não precisam ser armazenados em geladeira ou freezer. A melhor forma de armazenar alimentos secos é em potes de vidro dentro de armários fechados e protegidos da luz e umidade.
Alimentos NÃO PERECÍVEIS:Os grãos, no geral, se enquadram nesta categoria, arroz (cru), feijão (cru), fubá, açúcar,enlatados… NÃO DEVEM ser armazenados na geladeira e sim em locais secos, ventilados e protegidos do calor e da umidade.
Antes de armazenar o arroz tipo 1, por exemplo, é importante misturá-lo bastante com uma colher de óleo de cozinha para cada quilo, até que o arroz fique 'dourado'. Depois disso, é só colocar dentro da garrafa, com a ajuda de um funil, acomodando bem os grãos para que não fique nenhum espaço vazio”, explica Azaílde.
Assim como o sal, o açúcar deve ser conservado em um ambiente seco. Por isso, colocá-lo em lugar úmido como a geladeira acaba comprometendo a qualidade do ingrediente. Coloque o açúcar em um pote fechado e fora da geladeira! No caso do açúcar mascavo, armazene-o com ameixas secas e, assim, ele não ficará duro.
Como armazenar Tenha cuidado para não queimar a farinha, mantenha o forno mais baixo possível. E depois transfira ela para um recipiente hermético para não entrar em contato com a umidade do ambiente.
4 meses
Porém, seu armazenamento também deve ser feito da forma correta. O ideal é que logo após abrir o pacote de farinha você a coloque dentro de um saco zip (para evitar a umidade) e leve ao freezer por cerca de 48 horas (dois dias) para que o frio mate os microrganismos que podem estar na farinha.
O ideal é guardar na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro ou de aço inoxidável bem fechado. Ele deve ser limpo e seco. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor. As castanhas ficarão frescas, crocantes e saborosas por muito mais tempo se forem mantidas sob refrigeração.
Mas se você descuidou das dicas acima e sua castanha acabou perdendo aquela crocância ou mesmo ficando com sabor alterado, ainda assim procure colocá-las na geladeira em um recipiente hermeticamente fechado por algumas horas. Dependendo do estágio do processo de autooxidação descrito acima ele ainda pode ser revertido.
Aqui em casa eu deixo o forno a 90 ºC e as castanhas secam em, mais ou menos, umas três a quatro horas. Chego a deixar até umas cinco horas, dependendo da castanha e do tanto que quero elas crocantes. Se a temperatura do seu forno for maior, elas ficam prontas em umas duas a três horas.
Coloque todas as castanhas em uma panela com água e um pouco de sal; Ligue o fogo e deixa-as até que a água comece a ferver; Escoe a água e deixe que as castanhas sequem.
Para tirar todo esse proveito das nozes, castanhas e amêndoas, basta seguir uma técnica milenar, super tradicional (mas pouco divulgada atualmente): deixe suas nozes, castanhas e amêndoas de molho em água e sal e depois as seque em temperatura baixa até que fiquem crocantes novamente.
Os problemas do excesso Como as oleaginosas são ricas em gorduras, o consumo em excesso pode levar ao aumento do peso corporal.
Procure por mofo na superfície externa da castanha. Conforme a castanha envelhece, ela pode desenvolver mofo, que é geralmente escuro. Você pode cortar a parte mofada e usar o resto, dependendo da parte atingida. Se o mofo está somente nas cascas, o interior ainda pode ter um gosto bom.
Caso queira comprar de um fornecedor a granel, não se acanhe: peça para provar uma castanha da saca. Você não conseguirá saber se ela tem micotoxinas, mas saberá se está rançosa – ou seja, oxidada; Ainda no caso do fornecedor a granel, pergunte a procedência do produto.
8 – Caso esteja em um supermercado, as embalagens devem ter prazo de validade: tanto as que trazem as castanhas na casca quanto as que ofertam as iguarias descascadas. Atente para ele. Na compra a granel, não há como saber a validade, mas alguns especialistas recomendam consumo em, no máximo, seis meses.
Castanhas inteiras, em casca, parcialmente desidratadas, contendo 6,8% de umidade, armazenadas em ambiente com 80% de umidade relativa, podem ser conservadas por até 6 meses.
Quantidade recomendada para emagrecer: A quantidade de castanhas recomendadas durante o dia para emagrecer é de cerca de 50 a 100 kcal, o que equivale de 2 a 4 castanhas-do-pará, ou até 10 castanhas-de-caju ou 20 amendoins, por exemplo.
O que acontece é que a oleaginosa é fonte natural de selênio e uma ingestão prolongada desse nutriente acima do limite pode resultar em uma quantidade excessiva de selênio no sangue, o que leva à condição tóxica chamada selenose.
– Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até que estejam levemente dourados. Lembre de consumir com moderação!