Resposta. Quando a bola passa para o seu lado depois de três toques, se você é o levantador aí você bloqueia, passando a bola pro outro lado, de maneira que ela caia no espaço da quadra do outro time..
Resposta: Defensivo: Quando o objetivo é fazer com que a bola toque no bloqueador e o jogo tenha prosseguimento. Normalmente é realizado quando o bloqueador tem um alcance menor do que o atacante. Ofensivo: Quando o objetivo é finalizar o ponto diretamente.
Para a execução do bloqueio defensivo, o jogador reduz o ângulo de penetração dos braços na quadra adversária, e procura manter as palmas das mãos voltadas em direção à sua própria quadra. O bloqueio também é classificado, de acordo com o número de jogadores envolvidos, em "simples", "duplo" e "triplo".
Um bloqueio pode ser ofensivo, quando tem a intenção de fazer com que a bola toque a quadra adversária, ou defensivo, quando o objetivo é apenas diminuir a velocidade do ataque adversário.
– Um jogador que está no fundo da quadra (posição 1, 5 ou 6) não pode fazer um bloqueio na rede; ... – Um jogador não pode bloquear um saque; – O jogador não pode fazer um ataque à quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antenas da rede (não pode passar “por fora” nem tocar uma delas).
INVASÃO POR CIMA DA REDE NO VOLEIBOL Ao bloquear, o bloqueador poderá tocar a bola quando esta ainda está além da rede, desde que não interfira na jogada do adversário antes ou durante o golpe de ataque deste.
Entre as variações, cita-se a marcação por zona 3x2, utilizada quando a equipe defensiva é “eficiente nos rebotes”, com bons e altos pivôs.
2- Explorar a mão de fora, atacar ao lado da mão do bloqueador que esta do lado de fora do bloqueio(as vezes da certo, depende, se o bloqueio ja estiver armado em cima de vc, a melhor coisa é bater pra cima, mas se eles tiverem meio "quebrados bloqueando" ai sim...)
No voleibol, a cortada é um tipo de ataque. Para realizar uma cortada, o jogador salta próximo à rede e golpeia a bola com uma das mãos, unindo força e velocidade, num movimento de cima para baixo.
Dessa forma, entende-se que o sistema de marcação por zona é extremamente vantajoso, pois favorece a cobertura de defesa, tornando a marcação altamente eficaz, além, de ser útil e propício aos contra-ataques todas as vezes que se adquiri a posse da bola.
A posição básica de defesa deve permitir ao jogador estar preparado para várias funções, tais como: deslocar-se rapidamente em várias direções (lateralmente, para frente e para trás); dificultar o drible, o passe ou arremesso; interceptar um passe, bloquear um arremesso; e posicionar-se para o rebote.
Na marcação por zona, há diferentes posicionamentos que podem ser adotados.
Quais são as táticas de defesa mais utilizadas no basquete?
Os jogadores devem realizar um ataque sustentado, assumindo suas posições e armando a jogada de forma organizada. A infiltração, jogada em que um jogador entra na defesa adversária driblando a bola em direção à cesta, é uma das ações características do ataque, assim como o corta-luz e a finta.
O 3-5-2 é um esquema tático com três jogadores na defesa, cinco jogadores no meio-campo e dois jogadores no ataque. ... É ele o jogador que orienta a defesa, desarma adversários e cria as jogadas de ataque. Para este ataque funcionar, o meio-campo deve ter jogadores com capacidade de marcação.
Verificado por especialistas. São dois, os ofensivos e os defensivos. Os ofensivos se caracterizam pelo uso de movimentos de avanço ao campo inimigo e possui o objetivo de marcar pontos. Os dribles, passes e lançamentos fazem parte desse sistema tático.
Defesa em Zona:
O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.
No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
Os sistemas defensivos e suas marcações, que são: marcação individual, por zona e mista. A marcação individual consiste em que cada marcador tem suas responsabilidades com seus marcadores acompanhado ele em todos os setores da quadra de jogo.