8 Realização do procedimento de coleta de Gasometria ↓ Enfermeiro ou médico Insere-se a agulha entre ambos os dedos, dirigindo o bisel para cima, em um ângulo de 45º; na direção do sentido da artéria (radial ou braquial). Caso seja femoral utilizar ângulo de 90°.
Punção. Orientar a agulha com o bisel voltado para cima e introduzi-la em ângulo de 20o a 30o com a pele. Insira a agulha de 1 a 2 cm abaixo do ligamento inguinal e medial à artéria femoral. O vaso normalmente é atingido dentro de 2 a 4 cm, mas pode ser mais profundo em pacientes obesos ou edematosos.
1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização da pressão arterial invasiva é um procedimento privativo do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.
Puncionar a artéria com o cateter em ângulo de 30° a 45°, com direção ao seu contra fluxo, até verificar o retorno de sangue no canhão do cateter.
Veja abaixo o que significa cada cor de tubo: Azul – possui citrato de sódio, que é utilizado com objetivo de estimular a coagulação. Vermelho – ativador de coágulo, por isso, objetiva acelerar a coagulação do sangue coletado. Amarelo – possui ativador de coágulo + gel.
A ordem correta para coleta de sangue por tubos a vácuo é:
Confira os tubos de coleta mais utilizados, a tabela de cores e sua aplicação:
Os tubos BD Vacutainer® Fluoreto/EDTA são utilizados para dosagem de glicose e lactato no plasma. Possuem Fluoreto de Sódio como inibidor glicolítico e o anticoagulante EDTA, que preserva a morfologia celular mantendo a qualidade da amostra.