5 dias
Como usar a aveia para emagrecer Para ajudar a emagrecer, a aveia deve ser consumida diariamente num máximo de 3 colheres de sopa por dia, podendo ser utilizada na forma de mingau ou adicionada à frutas picadas ou amassadas, em iogurtes, sucos e vitaminas.
Quantidade recomendada de aveia Estudos demonstram que 30 gramas, ou seja, aproximadamente três colheres de sopa de aveia diariamente é o suficiente para obter os benefícios do cereal. Por causa do alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos.
Mesmo sendo uma fonte de carboidrato, consumir aveia não contribui para o ganho de peso. Pelo contrário, quem inclui aveia na dieta pode ter mais saciedade e até emagrecer. Isso acontece porque o cereal possui índice glicêmico baixo, ou seja, o carboidrato é absorvido aos poucos pelo organismo.
Você sabia que o mingau de aveia deve ser consumido ou no café da manhã ou na hora do jantar? Exatamente isso. Inclusive, você não pode se empanturrar de mingau de aveia nessas duas refeições, por isso que é recomendado que você coma um prato raso por dia.
Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite. Mas tenha cuidado! Para conseguir esse resultado à noite é preciso preparar o mingau evitando o uso de açúcar. Deixe ferver até engrossar e finalize com canela em pó.
É possível consumir a aveia em várias receitas muito simples de preparar. Crua ou cozida, com água ou com leite, e em qualquer hora do dia. Alguns benefícios do consumo de aveia podem ser potencializados se ela for cozida, mas ambas as formas de preparar são vantajosas.
Diz a especialista que o melhor é optar pela versão cozida. “Quando cozinhados, os flocos de aveia soltam uma espécie de geleia. É uma fibra solúvel, que é muito benéfica para o microbioma intestinal”. É por isso que os deve cozer, porque os flocos são melhor absorvidos, especialmente se tiver problemas intestinais.
Esse cereal é rico em fibras, e além de ajudar na perda de peso traz benefícios para o coração, a pele e o sangue, sendo uma das melhores opções para quem sofre de diabetes. O ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, e para isso não é preciso enfiar a colher em um pote de aveia e comer pura.
No entanto, ainda que o sabor e a textura possam ser diferentes, no caso da aveia crua, ela ganha a batalha, já que podemos suavizá-la deixando-a de molho ou misturando-a com frutas e outros alimentos.
Mingau de aveia, banana e canela
Cubra uma xícara de aveia com um copo de água e deixe descansando por algumas horas. Bata em um processador de alimentos ou liquidificador até a aveia ficar homogênea. Acrescente mais dois litros de água, bata por alguns segundos. Você pode adoçar com canela.
Pra quem escolher a aveia de flocos grossos é ideal aquecer um pouco mais no microondas pra ela ficar mais macia. E se tiver tempo, melhor ainda deixar ela de molho na água por uns 30 minutos antes (ou até mesmo a noite inteira na geladeira e consumir no dia seguinte).
Aveia para emagrecer Apesar de ter reconhecido seu poder emagrecedor, a aveia precisa ser consumida da maneira correta para não promover efeito contrário, aumentando os números na balança. Para turbinar os efeitos do prato na dieta, vale incluir um pouco de canela, alimento termogênico que acelera o metabolismo.
Se você tem pouco tempo para cozinhar, é fácil: beba um copo de água ou de leite com várias colheres de sopa de flocos de aveia. Basta deixá-los de molho por alguns minutos e adicionar um pouco de adoçante. Pronto, você tem um lanche saudável e baixo em gordura e calorias.
Sabrina destaca que, de todas as versões encontradas da aveia no mercado, o farelo de aveia é a que mais auxilia na dieta. “Porque ele possui uma alta concentração de fibras, que promovem a sensação de saciedade, ainda facilita a digestão e auxilia na absorção de alguns nutrientes”, destaca.
E quais alimentos são permitidos para quem tem gastrite? Olá, boa tarde! Pode comer aveia sim! Para quem tem gastrite prefira carnes magras, alimentos cozidos, assados ou grelhados, temperos frescos, frutas não ácidas, verduras e chás claros (erva-doce, camomila).