Me: pronome oblíquo átono que exerce a função de objeto direto ou indireto. Não vem acompanhado de preposição. Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição.
Pronomes oblíquos átonos
I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.
Dica importante: “Mim”, que é um pronome pessoal oblíquo tônico e deve estar sempre precedido por uma preposição, só será utilizado quando desempenhar a função de complemento em uma oração.
“Me” é um pronome oblíquo átono que tem função de objeto direto, então é um complemento verbal sem preposição. “Mim” é um pronome oblíquo tônico com função de objeto indireto, sempre terá preposição....Exemplos do uso do “Me”
Já o pronome mim é classificado como pronome pessoal oblíquo. Ele deve aparecer na frase com a função de objeto indireto no complemento. ... O que você tem que lembrar é que ele não realiza a ação, ele aparece na forma passiva e geralmente no final de frases.
Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado. Exemplos: Lá fora, o sol está de rachar!
Pronunciamos corretamente "para mim" quando o pronome "mim" estiver completando o sentido ou indicando para quem se direciona a ação. Não se usa o “mim” quando vier após ele um verbo no infinitivo.