Como fazer o organograma da sua empresa?
Esta estrutura é a representação gráfica da empresa, funciona como a planta da corporação. O objetivo do organograma é ilustrar, de forma clara, cada departamento da empresa e seus colaboradores em questão, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.
Organograma é uma representação visual da estrutura organizacional de uma empresa. Ou seja, o organograma serve para descrever como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Também é conhecido como gráficos hierárquicos.
Por meio de um organograma, uma empresa pode representar, de forma gráfica, sua organização administrativa. ... O principal objetivo de um organograma é justamente facilitar a compreensão dessas relações hierárquicas e a integração entre as áreas e cargos, tanto por parte do público externo quanto pelos colaboradores.
Organograma é um esquema gráfico capaz de demonstrar formalmente a estrutura de um negócio. É uma ferramenta de gestão que ajuda a estabelecer a estrutura organizacional, definindo funções, grupos de trabalho e até os principais projetos que transitam pela empresa.
O organograma pode ser definido como a representação gráfica da estrutura administrativa de uma organização. Nele, é possível apresentar a estrutura organizacional da empresa, visualizando os níveis hierárquicos e a distribuição dos cargos.
O organograma é o gráfico que representa a estrutura ou arquitetura formal da empresa em determinado momento, permitindo a visualização da estrutura geral e formal da empresa; da estrutura dos segmentos desta; da divisão do trabalho; da relação hierárquica ou de autoridade e das relações funcionais.
O organograma vertical segue uma linha hierárquica de forma mais rígida. Quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigidas para cada cargo ou setor, mais alta deve estar a sua posição. A interligação é feita de cima para baixo, podendo haver alguma, também, entre os cargos e setores de equidade hierárquica.
São conceitos relacionados, mas são simples de diferenciar. A estrutura organizacional é o sistema de organização ou hierarquia de uma empresa, enquanto um organograma é a representação visual dessa estrutura organizacional. Ou seja, o organograma é a estrutura organizacional desenhada em forma de diagrama.
Normalmente uma empresa apresenta três níveis de hierarquia: operacional, tático e estratégico. Cada um desses segmentos possui sua devida importância e função, mas também existe uma interligação entre eles, pois cada setor depende diretamente do outro.
Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.
Hierarquias: geralmente está representada de cima pra baixo, mostrando claramente a estrutura de um negócio. Você pode, ainda, ter caixas lado a lado em um determinado departamento – a hierarquia horizontal – que correspondem a funções que tem o mesmo nível hierárquico.
O organograma vertical segue uma linha hierárquica de forma mais rígida. Quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigidas para cada cargo ou setor, mais alta deve estar a sua posição. A interligação é feita de cima para baixo, podendo haver alguma, também, entre os cargos e setores de equidade hierárquica.
A estrutura formal tradicional representa uma cadeia de níveis hierárquicos sobrepostos, formando geralmente uma pirâmide, contendo: a direção (nível decisorial) no topo: os executores (níveis operacionais) na base; e as demais camadas hierárquicas nos níveis intermediários.