Os sais se classificam em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados:
Óxido de sódio
Exemplos de Óxidos
Al2O3 - óxido de alumínio. ZnO - óxido de zinco.
Óxido de ferro (III) ou óxido férrico, também conhecido como hematita, óxido de ferro vermelho, ou ferrugem, é o composto químico de fórmula Fe2O3.
A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo. Os óxidos são compostos formados por dois elementos diferentes, sendo que um deles é o oxigênio, que precisa ser o mais eletronegativo entre os dois.
2º Exemplo: reação entre o óxido de magnésio e o ácido sulfúrico. Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion magnésio (Mg+2), que interage com o ânion sulfato (SO4-2) do ácido, formando o sulfato de magnésio (MgSO4). Já o cátion hidrônio da água forma com o óxido (O-2) a água (H2O).
Os óxidos metálicos constituem uma fascinante e diversificada classe de materiais, cujas propriedades variam de metais a semicondutores e isolantes. As superfícies da maioria dos óxidos metálicos desempenham papeis fundamentais em uma enorme variedade de fenômenos.
Resposta. o Fluor quando combinado com o oxigênio não forma óxido.
Os óxidos anfóteros são geralmente sólidos, e outros exemplos são formados por metais (Al2O3, SnO, SnO2, PbO, PbO2) e por ametais (As2O3, As2O5, Sb2O3, Sb2O3). Todos esses óxidos possuem caráter intermediário entre o iônico e o covalente, e metais ou ametais possuem eletronegatividade média.
Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.