Para demonstrar o uso da função millis, utilizei dois LEDs conectados ao Arduino, onde um dos LEDs vai piscar em intervalos de 2 segundos e o outro vai piscar em intervalos de 500ms. Os dois processos vão ocorrer simultaneamente e sem interrupções.
O millis() é uma função do Arduino que retorna o número de milisegundos que se passaram desde que o programa atual começou a rodar, ou seja: rodou o programa, o “millis” começa a contar.
O funcionamento da função delay() basicamente é “congelar” o programa em determinada parte do código por um tempo especificado em milissegundos. Durante o período em que o código está parado, não pode ocorrer nenhuma leitura de sensores, cálculos matemáticos ou manipulação de pinos.
Função pinMode() Esta função permite configurar um pino específico para se comportar como um pino de entrada ou de saída. ... Já os pinos de saída devem ser configurados por meio dessa função, o que os leva a um estado de baixa impedância, de modo que eles podem fornecer corrente para outros circuitos.
digitalWrite() Aciona um valor HIGH ou LOW em um pino digital. Se o pino for configurado como saída (OUTPUT) com a função pinMode() , sua tensão será acionada para o valor correspondente: 5V (ou 3.
digitalRead()
Uma placa Arduino possui um conjunto de pinos destinados a lidar com este tipo de grandeza, onde, alguns são utilizados como entradas analógicas, isto é, possuem a função de receber dados provenientes de grandezas analógicas, enquanto outros, possuem a função de produzir informações que simulam o comportamento de ...
Na verdade Ewerton, o pino Aref serve como uma referencia de tensao para o conversor AD do microcontrolador.
As portas analógicas do Arduino Uno podem assumir até 1024 valores diferentes. Porta PWM - são portas digitais que trabalham com pulsos periódicos de tensão de diferentes larguras. Conforme a largura dos pulsos o valor médio da tensão na porta é alterado.