Preste atenção aos detalhes. Comece a notar os detalhes das coisas pelas quais você passa. Prestar atenção a coisas que parecem insignificantes pode torná-lo mais consciente do que o cerca. Isso o torna um observador melhor. Quando mais atenção você presta às coisas, mais rápido isso será um hábito.
Use a empatia. Tente se colocar no lugar do perfeccionista. Cultive a compaixão. Quando você tenta entender o comportamento de alguém, você recarrega sua dose de paciência e, nesse caso, percebe que o perfeccionista está lidando com medo de fracassar e criticismo exagerado.
As pessoas perfeccionistas normalmente atentam bem aos detalhes, são extremamente organizadas e focadas, buscando realizar as tarefas com a mínimo possibilidade de erro. Essas características são consideradas normais e até saudáveis para todas as pessoas, pois interferem positivamente a vida pessoal e profissional.
A seguir algumas dicas para ajudá-lo a lidar com o perfeccionismo.
Mas, afinal, ser perfeccionista é uma qualidade ou um defeito? ... No fundo, segundo estudiosos, um comportamento perfeccionista geralmente está ligado a uma baixa autoestima e à falta de confiança. Tentar atingir o nível da perfeição aflige inúmeras pessoas, principalmente quando a administração de negócios está em jogo.