1 – Se os sinais forem IGUAIS, o resultado será POSITIVO. 2 – Se os sinais forem DIFERENTES, o resultado será NEGATIVO. ... Conhecendo o sinal do resultado, basta efetuar a multiplicação ou a divisão entre os números.
Um exemplo de reforço negativo é quando a pessoa está numa siuação desagradável, como uma pedra no sapato. O comportamento de retirar a pedra elimina o estímulo avesivo, e esse comportamento tenderá a se repetir sempre que esse incômodo se apresentar.
Na análise do comportamento, o conceito de contingência indicava, originalmente, uma justaposição (temporal ou espacial) entre eventos, mas logo evoluiu para uma concepção de relações de dependência entre os eventos (os ambientais ou comportamentais e os ambientais).
8- Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos. ... no experimento realizado com o rato pelo Skinner percebemos que o ratinho ao pressionar a barra tomaria um pouco de água e assim satisfazia a sua necessidade e assim o comportamento é aprendido.
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
A seleção por conseqüências é um modo causal encontrado unicamente em coisas vivas ou em máquinas feitas por elas. Foi primeiramente reconhecida na seleção natural, mas explica, também, a modelagem e a manutenção do comportamento do indivíduo e a evolução das culturas.
O comportamento operante é didaticamente descrito em termos de uma tríplice contingência, composta de antecedentes (estímulos discriminativos e operações estabelecedoras, quando houver), respostas e consequências.
Reforçamento positivo: processo operante em que apresentação de um estímulo conseqüente (reforçador), aumenta a freqüência de uma resposta. Relação funcional: efeito de uma contingência, onde a ocorrência de um evento afeta a ocorrência do outro (relação se... então...).
No comportamento operante, o estímulo antecedente será o estímulo discriminativo para que o indivíduo exerça determinado comportamento, mas de forma intencional e voluntária (operante), resultando em uma consequência.