Trata-se de uma identidade fortemente marcada pela política surda. ... Aceitam-se como surdos, sabem que são surdos e assumem um comportamento de pessoas surdas. Entram facilmente na política com identidade surda, onde impera a diferença: necessidade de intérpretes, de educação diferenciada, de língua de sinais, etc...
As comunidades surdas, como espaços de partilha linguística e cultural presentes em milhares de cidades do mundo, reúnem Surdos e ouvintes – em geral, usuários das línguas de sinais – com expectativas, histórias, olhares e/ou costumes comuns.
Entre pessoas envolvidas com as comunidades surdas também se veem (e se ouvem), vez ou outra, totalizações aligeiradas, estereótipos descuidados, do tipo: “surdos são diretos e sinceros”, “surdos são conversadores” [2], “surdos têm bom gosto, já que têm a visão apurada”, “surdos não são responsáveis quanto ao trabalho” ...
substantivo feminino Documento de identificação; comprovante de que alguém é a pessoa que se diz ser: carteira de identidade. Conjunto das qualidades e das características particulares de uma pessoa que torna possível sua identificação ou reconhecimento: não se sabe a identidade do criminoso.
Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
As identidades dos indivíduos nas organizações são construídas a partir da interação humana, ao se compartilhar objetivos, regras e valores, entre outros, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sua satisfação e produtividade.
É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas.
Identidade social é a posição da pessoa, em relação à posição dos demais dentro da sociedade. Ao escolher uma profissão, religião, estado civil, etc., o individuo está definindo a sua identidade social. Valores diferentes são atribuidos a significações diferentes.
Resposta: O processo de construção cultural ocorre com a formação da identidade cultural de um povo, que pode ser identificada por meio do idioma, da arte, da culinária, das vestimentas.
A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores.
É nessa interação com o meio e com outros, que a socialização interfere na construção da identidade do indivíduo. 'Aprender a ser' direciona para a postura profissional, ou seja, para os valores formados na família, na escola, etc.