Por exemplo, o número é lido assim: "Sessenta e três virgula sete dois nove cinco". Também é comum agrupar os números na parte decimal da forma que for mais adequada.
O numeral ordinal de treze é décimo terceiro; de trinta é trigésimo; e de trezentos é trecentésimo ou tricentésimo.
Cento e quarenta e nove milhões e seiscentos mil.
Os décimos são todas as frações com denominador 10. Observe como essas frações podem ser escritas na forma decimal: É fácil perceber que há somente uma casa decimal, ou seja, apenas um algarismo após a vírgula. Centésimos.
Parte inteira é a que está antes da vírgula, e a parte decimal é a que está depois da vírgula.
Números decimais são números que possuem vírgula, por exemplo, 2,35; 1,2; 0,25. Ao lermos esses números falamos o seguinte, por exemplo: ... 5,2----- 5 é a parte inteira do número e 2 é a parte decimal, então se somarmos a parte inteira com a decimal resultamos no número 5,2.
Os números que estão na parte esquerda do separador decimal, são a parte inteira do número. Estes números representam unidades inteiras, exatamente como fazem os números inteiros.
A fim de facilitar as definições que virão, a seguir estabelecemos algumas nomenclaturas. Um número decimal é formado por sua parte inteira e pela parte decimal. A parte decimal é organizada da seguinte maneira: décimo, centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo e assim por diante.