A gincana é uma atividade lúdica, que pode ser comparada a um jogo, por causa de seu caráter competitivo. Ela costuma englobar um número grande de participantes, podendo compor uma mesma equipe pessoas de várias idades e sexos diferentes.
O objetivo principal da gincana de socialização é assimilar e compartilhar as características de um grupo e fazer parte dele. Isso é obtido por meio das provas propostas aos participantes.
Organização das equipes Nome da equipe: É usual nomear as equipes por cor: equipe azul, equipe vermelha, etc. Liderança: Toda equipe deve escolher um líder, que será encarregado de resolver eventuais problemas durante a realização das provas.
Você só precisa de copos plásticos para propor mais essa atividade das nossas 10 ideias de gincanas fáceis e rápidas. E as crianças precisam de paciência e habilidade para virar os copos ao contrário. Clique aqui para ver essa ideia do site agirlandagluegun. Simples demais!
Gincana é sempre uma ótima ideia para brincar com as crianças. Pode ser só o adulto e uma criança, dois irmãos, uma turma de amigos. Não importa a quantidade, com pequenas adaptações nas atividades e você consegue fazer algo divertido para todos! Então, não se preocupe e nem pense que vamos propor algo muito elaborado ou complicado. Aqui vamos fala sobre 10 ideias de gincanas fáceis e rápidas.
A brincadeira que ficou famosa nos programas vespertinos pode ser reproduzida em casa e fica ainda mais divertida com adultos, já que rolam alguns brancos que levam às tortadas. Para fazer as tortas, você vai precisar de pratinhos de plástico ou papelão (daqueles vendidos em lojas de artigos para festa) e de um creme comestível que não irrite os olhos, como chantilly caseiro. Além disso, você também precisará de uma lista de perguntas que podem abranger desde geografia até sexualidade. Na internet você encontra listas de perguntas prontas. Outra dica bacana é usar os cartões de perguntas de jogos como Perfil, caso ele esteja dando sopa em casa.
Com a criançada dividida em duas ou mais equipes, um integrante de cada grupo sai da sala ou do local em que os outros estão. Juntos, os representantes de cada equipe devem estabelecer uma regra para a alfândega, por exemplo: “só passam produtos eletrônicos”.
Por meio de gincanas, procura-se incentivar a descoberta de novos talentos, estimularem atividades recreativas, abordar problemas relacionados ao cotidiano dos alunos para que estes se envolvam naturalmente com as disciplinas a fim de torná-las mais interessantes.
Em seguida, eles retornam para a sala e, a partir daí, cada equipe deve fazer perguntas, como “cachorro passa?”, a fim de descobrir a regra. Ganha a equipe que descobrir antes das outras.
Mais do que competir para cruzar primeiro a linha de chegada, a graça da corrida de saco é o fato de as pernas dos participantes estarem presas durante todo o tempo, o que resulta em movimentos bem desajeitados. Além de sacos de batatas ou fronhas para colocar nas pernas, é fundamental fazer a atividade em uma superfície segura, sem pedras ou objetos que machuquem.
Por meio de gincanas, procura-se incentivar a descoberta de novos talentos, estimularem atividades recreativas, abordar problemas relacionados ao cotidiano dos alunos para que estes se envolvam naturalmente com as disciplinas a fim de torná-las mais interessantes.
No que diz respeito ao conteúdo das pistas, o legal é que elas estimulem o raciocínio e trabalho em equipe, trazendo charadas, cruzadinhas, caças-palavras, anagramas, etc. Lembrando que as pistas devem ser adaptadas para a idade do grupo. Afinal, o objetivo é que eles realmente encontrem o tesouro, que pode ser balas, bombons ou algo que tenha a ver com a festa.
O tempo de duração da gincana vai depender do número de atividades e equipes participantes. É importante definir um tempo mínimo e máximo para cada atividade, para que a gincana não se estenda por muito tempo.
O legal do jogo é que a pergunta de um acaba complementando a do outro e a resolução do caso acaba sendo feita em grupo, mas é possível adaptar o Dark Stories para disputas em equipes, pontuando o time que chegar primeiro à resposta. O aplicativo você pode baixar aqui (Android e iOS).
Animador: A gincana deve ter uma pessoa que comandará todas as atividades no decorrer do evento, controlando o tempo, quando necessário, o início de cada prova, a pontuação, entre outros fatores.
Gincana promove a solidariedade por meio de atividades que estimulam a integração e a amizade. Agregar entretenimento, esporte, desenvolvimento pessoal, expressão artística e solidariedade estão entre as propostas da Gincana Interna do Colégio Objetivo (GICO).
Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de competições onde os concorrentes enfrentam várias provas, com obstáculos que dificultam as tarefas.
Uma gincana pode ser de caráter recreativo, comemorativo, cultural, social, integrativo e filantrópico. Independentemente do tipo de gincana, é possível organizá-la com várias provas. As mais comuns são as esportivas, as de perguntas e respostas, as que envolvem resistência e as que requerem improviso.
Uma gincana (palavra de origem indiana) é um tipo de competição, muitas vezes recreativa, que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais (união também, ocasionalmente) dos membros de duas ou mais equipes.
Antes do início do evento, distribua um regulamento para que todos os alunos fiquem por dentro das regras e dinâmica da gincana....Como organizar uma gincana escolar?
Separe os jovens em grupos de cinco pessoas, todos juntos em linha ou em círculo, virados para fora. Peça para que cada um coloque as mãos para trás e segure a ponta livre do barbante com a boca. Ao sinal do apito, todos devem encurtar o barbante até o bombom chegar à boca, sem tocar as mãos na linha.
Como montar uma gincana para divertir as crianças?
Organizar uma gincana exige planejamento
Cada grupo deve ter uma bíblia em mãos. O organizador da prova deve falar uma passagem bíblica (não vale ser difícil demais), e as equipes devem encontrar no livro sagrado onde a história é contada. O grupo que encontrar primeiro ganha a prova e assim o candidato que está representado o grupo dá um passo a frente.
Na gincana você pode colocar um conjunto de potes para cada equipe, um com os grãos mistirados e dois potes vazios para separar. Como regra, pode esperar até que terminem tudo ou estabelecer um tempo para ver quem consegue separar mais grãos.
Brincadeiras para gincana escolar
Uma forma de dividir o trabalho é por complexidade: identifiquem os pontos principais do tema e depois os separem por complexidade. Por exemplo, um membro do grupo pode focar em um aspecto bem detalhado e específico, enquanto outros membros assumem várias partes mais fáceis. Organização é fundamental.
Continue a leitura e confira 6 dicas matadoras que listamos para você organizar sua equipe de trabalho!
Trabalho em dupla: como não perder a cabeça em atividades em grupo?
Como organizar o tempo no trabalho?
Isso é o que definimos como organização do trabalho: cada peça funcionando em conformidade com as demais, formando um grupo organizado e conseguindo o objetivo de trabalhar da forma mais organizada possível.
Dicas de organização no trabalho
5 melhores práticas de compromiso com o trabajo
O que é comprometimento no trabalho Comprometimento é o ato de realizar o que se propôs a fazer. Trata-se da congruência entre atitudes, comportamentos e palavras. O indivíduo comprometido se esforça para sempre honrar seus compromissos.
Uma pessoa que possui senso de responsabilidade em seu trabalho é aquela que reconhece a importância de seus conhecimentos, bem como de suas competências e habilidades para a organização e está realmente envolvida com os processos de trabalho, dedicando-se a fazer com que eles sejam cada vez melhores e mais eficazes.
Podemos definir o que é iniciativa no trabalho como: O ato de tomar a frente de alguma tarefa, solução ou projeto. ... Iniciativa no trabalho em equipe é sempre estar disposto a fazer mais e melhor e propor novas ideias para o time.
Como ser proativo?
Que é importante ter iniciativa, ninguém discute, mas ela é apenas o primeiro passo para se conseguir algo, pois sozinha, não muda muita coisa. Ser proativo, assumir responsabilidades para que as coisas ocorram de forma correta, é vital, mas não garante sozinho o sucesso.
5 dicas para mudar sua atitude no ambiente de trabalho
Dicas para ter mais iniciativa no trabalho
Medidas para melhorar o comportamento da equipe
A mudança de atitude no trabalho precisa ser algo natural Não é porque você precisa encarar o trabalho de maneira mais positiva que tenha e precise mudar quem você é. Essa “transformação” precisa ser natural. Dentro daquilo que você é e acredita. Somente assim ela será natural e poderá ser, consequentemente, duradoura.
Esta é a sua vida, melhore-a hoje mesmo!
Apresento sete sugestões que irão ajudá-lo a mudar a sua atitude para melhor: