Significado de Responsabilidade substantivo feminino Dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou pelas ações de outrem; obrigação. [Por Extensão] Comportamento da pessoa sensata; sensatez. Natureza ou condição de responsável, que assume suas obrigações.
Para o estudioso do tema, Nathaniel Branden, responsabilidade é a prática de fazer acontecer o que se quer em vez de esperar ou exigir que alguém o faça. Nas organizações é comum a linguagem da irresponsabilidade e da transferência da culpa predominarem. ... Não há um sujeito com poder de ação.
Chamamos de projeto social aqueles trabalhos desenvolvidos sem fins lucrativos e que buscam o desenvolvimento social, econômico ou cultural de uma dada comunidade ou grupo de indivíduos. Em geral, são iniciativas promovidas pelas chamadas Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Como mostrar iniciativa no trabalho
Comunique-se com sua linguagem corporal.
Não iniciar uma ação, uma atitude. Não ser o primeiro a fazer algo. Os recrutadores dispensaram candidatos com falta de iniciativa durante o processo seletivo.
O que você tem a ganhar aprendendo a lidar com pessoas difíceis?
Falta Atitude?
Que é importante ter iniciativa, ninguém discute, mas ela é apenas o primeiro passo para se conseguir algo, pois sozinha, não muda muita coisa. Ser proativo, assumir responsabilidades para que as coisas ocorram de forma correta, é vital, mas não garante sozinho o sucesso.
Resposta: De uma forma simplista, muitos afirmam que “proatividade é ter iniciativa”. ... Iniciativa em si não define de fato a proatividade, pois a reatividade também envolve iniciativa. Pessoas reativas são aquelas que pensam e atuam dentro de alguns padrões de causa e efeito.
a possibilidade de propor uma lei (em sentido amplo) é chamada de capacidade de iniciativa. “a constituição estabelece para alguns entes a atribuição de especificar, conforme a natureza e o conteúdo da norma, a capacidade de iniciativa.”
Para que seja proatividade além de iniciativa, deve-se conseguir inovar e surpreender com seu desempenho. É importante também saber agir antecipadamente perante problemas ou até mesmo para evitá-los. Não somente isso: dar ideias, sugestões, apresentar alternativas, ampliar os horizontes e promover mudanças.
Como ser proativo?
8 dicas para aumentar a proatividade no trabalho de freelancer
No entanto, as palavras proativo e pró-ativo são igualmente aceitas, segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP). Isso ocorre porque a palavra tem duas origens distintas na sua formação. A primeira é a integração à língua portuguesa por meio de um neologismo originado do vocábulo inglês proactive.
A proatividade é a capacidade de antecipar situações, estando preparado para lidar com elas antes mesmo de acontecerem.
No Brasil, aceitam-se duas formas: proativo e pró-ativo (cf. edição de 2009 do Dicionário Houaiss e Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras).