O ponto principal de como definir metas e objetivos é saber onde se quer chegar. Também deve-se relacionar tal pensamento com a ideia de aonde não gostaríamos de estar e, então, evitar esses caminhos. É preciso analisar que ponto em nossa vida, o que conquistamos até então, o que devemos ou não perpetuar.
Como citamos acima, um bom objetivo deve ser direto, específico e personalizado de acordo com a vaga e a empresa que você deseja ingressar. Porém, uma outra característica importante é a sinceridade. Um objetivo que seja honesto e sincero, sem mentiras, também ganha pontos com o recrutador.
O objetivo central da Ciência é compreender, explicar, predizer e, se possível, controlar os fenômenos da realidade empírica, estes denominados de fatos. Fato: é uma observação empírica. Realidade empírica: tudo o que existe no Universo e pode ser conhecido por meio da experiência.
O principal objetivo da ciência, e a construção de conhecimento e compreensão, tem o objetivo de explicar os fatos, observando e formulando hipóteses para explicar questões da humanidade que seguem sem uma resposta.
O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes(Vianna, 2001).
O método científico é composto dos seguintes elementos: Caracterização – Quantificações, observações e medidas. Hipóteses – Explicações hipotéticas das observações e medidas. Previsões – Deduções lógicas das hipóteses.
O conhecimento científico, mais conhecido como ciência, é construído e adquirido por meio de pesquisas. Extremamente valorizado e reconhecido, o conhecimento científico tem que ser comprovado a partir de experimentos e procedimentos de verificação.
O método científico tem cinco passos básicos, mais um passo de retroalimentação:
São elas: observação, problematização, formulação da hipótese, experimentação e teoria.
Método Científico na Filosofia Na filosofia, o método científico considera o fato de o pensamento obedecer a certos princípios internos. Esses princípios são a identidade, a razão, a não-contradição e a exclusão. Dos princípios dependem o conhecimento da verdade e exclusão do que não foi comprovado.
Acreditava-se que, o método científico revelaria os segredos da natureza e a humanidade, adquirindo mais conhecimento e controle sobre a natureza, avançaria rapidamente.