Resposta. Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. ... A virtude intelectual consiste na capacidade de aprender com o diálogo e a reflexão em busca do verdadeiro conhecimento. A virtude moral, por sua vez, é a ação ou comportamento moral, é o hábito que é considerado bom de acordo com a ética.
Valor ou qualidade: 1 valor, qualidade, atributo, dom, dote, predicado, riqueza, faculdade. Dignidade: 2 dignidade, mérito, grandeza, perfeição, honestidade, honra, retidão, respeitabilidade, equidade, nobreza, justiça, generosidade.
Vê-se portanto que tudo no Cristianismo converge para a prática das virtudes teologais. E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).
1 ponto a) fé, prudência e justiça.
Se, em 2015, Padre Airton aprofundou para o público as três Virtudes Teologais – Fé, Esperança e Amor (ou Caridade) –, em 2017 ele escolheu as quatro virtudes Cardeais para servirem como ponto de aprofundamento na formação espiritual do enorme contingente de seguidores que possui.
As virtudes infusas são explicadas como efeitos da graça e da lei divina. O conceito de habilidade (habitus) é analisado como o gênero das virtudes e ajuda a resolver objeções contra os dois tipos de virtudes.