Poesia Palaciana: Era apenas declamada não mais acompanhada de musica e relatava a vida dos nobres por isso esse nome Poesia Palaciana. Já a trovadoresca era acompanhada de musica naquela época era como se a poesia fosse musica.
As cantigas trovadorescas eram ricas e diversas quanto à métrica, já a poesia palaciana era metódica em adotar versos rendondilhos maiores (sete sílabas métricas) e menores (cinco sílabas métricas). Para alcançar ritmo e expressividade, a poesia palaciana tem um mote e a partir dele desenvolve uma glosa.
A Poesia Palaciana é o marco que separa a escrita poética do canto, da dança; das cantigas, num geral. O termo Poesia Palaciana recebe este nome pois os textos eram criados com o intuito de serem declamados nos palácios. ... Ela surge durante o século XV, em meio ao reinado de D.
O Cancioneiro Geral é uma compilação organizada por Garcia de Resende e publicado em 1516. As composições são grafadas em galego-português e castelhano. ... São poesias ligadas à situação política e econômica de Portugal do período compreendido entre o século XIV até o fim do século XV.
Garcia de Resende
substantivo masculino Coleção ou livro de canções e poesias em geral.
O Cancioneiro da Ajuda é a mais antiga coleção de textos poéticos compostos por trovadores galego-portugueses. O manuscrito, datado de finais do século XIII ou início do século XIV, encadernado juntamente com uma cópia do Livro de Linhagens do conde D.
Cancioneiro Popular Brasileiro é uma coleção de canções que expressam tradições individuais e coletivas da cultura popular brasileira por meio da música.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Lit Poesia cantada em qualquer ária e geralmente dividida em estrofes iguais ou coplas. 2 Lit , por ext Cada estrofe desse gênero de poesia. 3 Mús Qualquer composição popular que se destina a ser cantada.
Características e exemplos de cantigas de amor. As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa do singular (eu). Nelas, o eu poético, ou seja, o sujeito fictício que dá voz à poesia, declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o formalismo do ambiente palaciano.
A cantiga de amor é um tipo de composição literária da Idade Média, própria da poesia galego-portuguesa medieval. Deriva da canção da literatura trovadoresca em occitano. É uma composição centrada no tema do amor cortês; fala da paixão amorosa de um cavaleiro por sua senhora, que quase sempre não era correspondida.
As cantigas poderiam ser de amor, de amigo ou satírica. Dos instrumentos utilizados, os que mais condiziam com as características do trovadorismo eram a lira, a flauta, a viola e a harpa. De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes.
Eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas". Há dois grandes grupos de cantigas trovadorescas: ... Acompanhadas de música e dança, a poesia trovadoresca era chamada de cantiga e desenvolveu-se fora dos locais-comuns de produção cultural da época (mosteiros, conventos).