Existe muita dificuldade para muitas pessoas no que diz respeito ao saber quanto é a potência elétrica de um aparelho elétrico ou eletrônico, mas é muito simples descobrir a potência de qualquer aparelho, basta multiplicar a tensão que ele funciona pela corrente elétrica que passa pelo aparelho (ou qualquer carga) a ...
O wattímetro – também conhecido como medidor de energia – é um instrumento que faz a medição da potência elétrica fornecida ou devastada por um elemento. Ela se dá simultaneamente pelos valores de tensão e corrente, e os multiplica para obter a potência em watts.
Seu funcionamento é bem simples: através de duas pontas de medição, o aparelho aplica uma tensão a uma resistência. O resultado da corrente elétrica que passou por meio da resistência é medida por um galvanômetro.
Para medir a diferença de potencial ( tensão elétrica ) entre dois pontos de um circuito usamos um instrumento chamado de Voltímetro o qual deve ser ligado em paralelo com os pontos de medida circuito. Desta forma para não interferir na medida o instrumento deve ter resistência interna muito alta.
Caso o amperímetro ideal seja ligado em paralelo com uma lâmpada ou qualquer outro aparelho, ou seja, um resistor, este ficará em curto-circuito, já que a sua resistência é desprezível e a d.d.p nas suas extremidades será nula.
Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível.
Conecte a ponta de prova preta no borne comum e a vermelha no borne correspondente a tensão alternada. Coloque as pontas de prova em uma tomada e verifique no visor o valor que vai aparecer. Medindo a tensão elétrica. Caso a tomada seja 220v, o valor que aparecerá no visor deve ser próximo à este.
Para medir a tensão arterial com o medidor, deve assim colocar a braçadeira do aparelho, um pouco acima da dobra do braço e apertá-la. Depois, com a mão virada para cima e o cotovelo apoiado na mesa ligue o aparelho e aguarde pelos resultados da leitura.
O multímetro é desligado, escolhendo-se a posição correspondente na chave seletora. Deve-se selecionar a escala imediatamente superior ao valor esperado da grandeza que se quer medir.
Segurando as pontas isoladas, insira-os na tomada e verifique a voltagem presente no multímetro. Como você pode notar, o processo é simples, mas deve ser realizado com muita atenção. Por hora é isso, nos vemos na próxima.
Um técnico em eletricidade (electrical technician), provavelmente fará o teste usando um voltímetro (voltimeter). Ele colocara os dois terminais do medidor na tomada (socket) e fará a leitura da voltagem.
Lembre-se, se acender fraquinho, a tensão é 110 V. Se acender forte, com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é 220 V. Sabendo com certeza a voltagem da tomada, você pode ligar, com segurança e sem medo de queimar, o seu aparelho eletro-eletrônico.