Qual o método mais utilizado para se identificar o solo?
Quais são as características de um solo fértil? Em geral, o solo fértil é um solo com grande capacidade de fornecer nutrientes para as plantas nas proporções adequadas para o seu crescimento, desenvolvimento e produtividade.
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.
Com a ação do sol, do vento, da água, das diferenças de temperatura, as rochas transformam-se em pequenas partículas (areia e pó). Essas pequenas partículas vão-se misturando com restos de plantas e animais e formam o solo. Solo – é a camada mais superficial da terra.
O solo serve de abrigo para diversas espécies animais e micro-organismos, sendo a partir dele que os vegetais se desenvolvem, fornecendo fonte de energia a toda a cadeia alimentar, garantindo a sobrevivência de diversas espécies.
Se possível, deve-se procurar solos com uso agrícola (uma horta, por exemplo), próximos a rios, solos com construções, praças e jardins, lixões. Além de observar, pode-se abrir trincheiras nesses locais e verificar as diferenças nas características dos solos.
O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, não são todos os solos que auxiliam na reprodução de plantas.
Por isso, nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas. Nesse escoamento, a água pode levar consideravelmente sais minerais, contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes. O solo arenoso possui consistência granulosa como a areia.
O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo do tempo.
Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.