O uso da insuflação contínua de gás na traquéia permite uma redução na PaCO2. Esta técnica tem sido extensivamente estudada por Marini et al. (18- 24). A insuflação traqueal de gases pode ser realizada durante todo o ciclo respiratório ou limitada à fase expiratória (lavagem expiratória).
Correção de overshoot: observe a espícula que se forma na curva pressão-tempo na figura superior, consequente à rápida pressurização determinada pelo fluxo de ataque maior que a demanda do paciente. Na figura inferior, ao se promover o aumento do rise time, o overshoot não ocorre.
Para o cálculo do volume corrente foi utilizada a equação: VC = VM/FR. Para a mensuração da Capacidade Vital Lenta (CVL), pedia-se à voluntária que realizasse uma inspiração máxima e, em seguida, expirasse lentamente através do ventilômetro, sem fazer esforço, até a capacidade residual.
A Complacência é definida como a variação de volume pulmonar para cada unidade de variação na pressão transpulmonar (C = ∆V/∆P).
A pressão positiva expiratória final, também conhecida como PEEP é uma forma de aplicação de resistência a fase expiratória objetivando a abertura de unidades pulmonares mal ventiladas ou mesmo a manutenção desta abertura por mais tempo visando melhorar a oxigenação por implementar a troca gasosa.
Diferentes métodos são propostos para a realização do recrutamento alveolar: insuflação sustentada com alto nível de PEEP, aumento simultâneo da PEEP e volume corrente, aumento progressivo da PEEP com valor fixo de pressão inspiratória e elevação simultânea de pressão inspiratória e PEEP no modo pressão controlada.
O ART (Alveolar Recruitment for Acute Respiratory Distress Syndrome Trial) é um ensaio clínico internacional, multicêntrico, randomizado, controlado, que compara duas estratégias: o recrutamento pulmonar máximo asso- ciado com titulação da PEEP, ajustada segundo a com- placência estática do sistema respiratório, e a ...