O fenômeno é chamado de “bônus demográfico” e ocorre quando há, proporcionalmente, um maior número de pessoas em idade ativa aptas a trabalhar. O Brasil possui 50 milhões de jovens. O aumento da população nessa faixa etária começou no início da década de 2010 e terá seu auge em 2020.
Mesmo no período 2020 a 2040 – quando a PIA estiver crescendo, mas em ritmo menor do que ao conjunto da população – é possível aproveitar o bônus demográfico se o percentual da população ocupada (PO) em relação à população total (PT) continuar aumentando.
Resposta. Porque para que o país aproveite o bônus demográfico,a econômia brasileira tem de estar em crescimento contínuo. Mas nas últimas decadas,o crescimento foi baixo,contudo essa "janela da oportunidade demográfica" não está sendo aproveitada.
Esse bônus demográfico é resultado da diminuição de nascimentos (redução da taxa de fecundidade), e devido as melhorias na qualidade de vida, há redução da mortalidade, aumentando a população jovem e adulta em relação as outras faixas etárias, como as crianças e idosos. ...
Porém, como dito anteriormente, o bônus demográfico é um fenômeno temporário e tem prazo de validade. ... Também, pouco contribui a redução da razão de dependência demográfica se os jovens não conseguem se inserir adequadamente nas atividades produtivas e se há uma retirada precoce do mercado de trabalho.
Para calcular a Razão de Dependência Jovem e a Razão de Dependência de Idosos, deve se considerar no numerador, respectivamente, apenas os jovens (menores de 15 anos) ou os idosos (65 e mais anos). O denominador da razão mantém-se constante.
Explicação:o. bônus demográfico permite que o país tenha uma população mais ativa economicamente (pessoas em idade de trabalhar), o que movimenta a economia e evita situações previdenciárias como a do Brasil atual, onde a contribuição do INSS dos trabalhadores ativos não cobre a aposentadoria dos trabalhadores inativos ...
Resposta. O chamado "Bônus demográfico" acontece quando há proporcionalmente um maior numero de jovens (ou pessoas aptas a trabalhar). Também é o resultado de uma baixa taxa de fecundidade, onde as famílias têm mesmos filhos.
É a redução de nascimentos, aumento do tempo de vida e assim aumento da população. O bônus demográfico geralmente ocorre nos países que estão passando por uma transição demográfica, a taxa de mortaldade diminui, a taxa de faculdidade também e há o aumento da expectativa de vida.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...
Resposta: Em consequência dos processos de povoamento e sua relação com as atividades econômicas predominantes no decorrer da história do país, temos uma distribuição da população bastante irregular. A densidade demográfica do Brasil varia muito de uma região para a outra e de um estado para o outro.
Resposta. Fatores naturais:relevo, hidrografia, temperatura, precipitação pluviométrica(chuva), temperatura. Fatores sociais: busca por empregos, melhor condição de vida, diferenças sociais.
Apesar de ter um número elevado na população sua distribuição é desigual, havendo uma concentração na faixa mais próxima ao litoral, por caracterizar uma melhor qualidade de vida para os estados dessa região, além de ter passado pelo processo de migração de muitos de seus habitantes indo em direção a outras regiões ...
O grau de desenvolvimento do país, os índices de natalidade, o eventual crescimento vegetativo e a densidade demográfica são basicamente os fatores que interferem na distribuição da população mundial.
Podemos evidenciar que os principais fatores que corroboraram com a distribuição da população pelo mundo certamente foi a busca pela sobrevivência. Isto é, as populações que inicialmente eram nômades, deslocavam-se sempre em busca de novos alimentos além de locais que fossem propícios para a vida em grupo.
a) Resposta: Os dados do gráfico informa que a população urbana vem crescendo cada vez mais. b) Resposta: A partir de 2010. c) Resposta: Vantagens: Nas cidades você tem melhores meios de transportes e comunicação, onde tudo é mais perto e mais acessível,..
A informática possibilitou o uso de recursos antes não disponíveis, que agilizam o trabalho, bem como propicia a criação de mapas, figuras e gráficos mais elaborados. ... Logo são requisitos básicos de um gráfico: simplicidade e clareza. Em trabalhos científicos a finalidade principal dos gráficos é evidenciar informações.
Pirâmide Etária é um gráfico que permite analisar a distribuição da população por idade. Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo.
Nas últimas décadas, houve uma mudança na estrutura etária brasileira decorrente de fatores como queda das taxas de mortalidade e de natalidade, bem como elevação de expectativa de vida, provocando automaticamente um acréscimo no crescimento natural/vegetativo.
Estrutura demográfica é a classificação da população em grupos determinados e segundo certos critérios, tais como etnia (estrutura étnica), idade e sexo (estrutura etária) e ocupação profissional (população ativa e inativa).
Resposta. Que o Brasil vem obtendo números constantes de crescimento populacional que apresentam resultados proporcionais ao crescimento natural.
Jovens – do nascimento até aos 19 anos de idade; Adultos – corresponde à população que possui entre 20 a 59 anos de idade; Idosos ou melhor idade – pessoas que apresentam 60 anos de idade ou mais.