Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.
O fenômeno é causado por uma descarga elétrica entre duas nuvens (o que é mais comum) ou entre uma nuvem e o solo. Essas nuvens são normalmente do tipo cúmulo-nimbo – verticalmente mais extensas, com a face inferior lisa.
Ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; Tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica....Se estiver na rua, evite:
Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio.
1. Por que raio é que. 1. Em Portugal a expressão é utilizada como uma pergunta reclamatória e indignada.
1. Dar um raio. Fazer uso de entorpecente (cocaína) pelas vias aéreas, cheirar uma carreira de cocaína.
Expressão de espanto, surpreso com algo.
É quase certo que a origem é a seguinte: este raio é aquele meteoro que, nas tempestades, se manifesta entre a Terra e uma nuvem. Às vezes cai um raio, por exemplo numa árvore, e parte-a. Daqui o dizer-se "raios te partam", quando se deseja mal a alguém ou se fala como se desejasse. Diz-se também: "raios o partam!"
Significado de diabo [Figurado] Pessoa má; malvado, perverso, cruel, desumano.
Significado de Diabo substantivo masculino Anjo rebelde que, segundo a religião cristã, foi expulso do paraíso e lançado ao abismo; anjo caído; Satanás. [Religião] Espírito ou anjo do mal; demônio.
Significado de Capeta substantivo masculino [Religião] Entidade maligna ou espírito do mau; diabo, satanás. Criança traquinas, muito levada; travesso, levado, endiabrado.
A palavra capeta vem da junção da palavra capa com o sufixo -eta, que é um diminutivo. Assim, originalmente, capeta significava uma capa pequena ou curta. O nome capeta provavelmente ficou associado ao diabo por causa de representações antigas do diabo, que o mostravam usando uma capa curta.
AKA: Charlotte Richards (em corpo humano) Mãe (por anjos)
O para-raios é uma haste metálica pontiaguda ligada ao chão por meio de um fio terra. A sua função é ser um caminho seguro em caso de queda de raios. O para-raios foi construído por Benjamin Franklin e é constituído por uma haste de metal ligada à terra por um fio condutor de cobre.
Poder das pontas é uma propriedade dos condutores de concentrar cargas elétricas em suas extremidades pontiagudas. É nessa teoria que se baseia o funcionamento do para-raios. Em materiais condutores, a carga elétrica distribui-se em torno da superfície. Dessa forma, o campo elétrico é nulo.
Estas descargas elétricas são extremamente perigosas, pois além de poderem queimar e estragar equipamentos elétricos, como geladeiras, televisores, computadores e outros eletrodomésticos, são capazes de causar a morte de pessoas ou animais, pela sua grande intensidade.
Em estruturas mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 m a partir do solo. Nesse último caso, a área protegida tem o formato próximo ao de um cone com altura e raio similares, de aproximadamente 30 m.
Alcance da proteção de um SPDA O ângulo de proteção será de 24°, portanto o cone de proteção terá um raio de aproximadamente 26 metros.
Como os para-raios estão aterra- dos, eles, do ponto de vista elétrico, são parte do solo. A ruptura dielé trica do ar é mais provável nas pro- ximidades das pontas dos para-raios do que em outros locais do solo ou de outros objetos aterrados. Assim, para cumprirem bem seu papel, os para-raios preci- sam ser pontudos.
Os para-raios radioativos foram os primeiros de ionização artificial a existir. A sua vantagem consistia na utilização da ionização artificial do ar à sua volta, provocada pelo elemento radioativo.
para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo. Provou também que hastes de metal, quando em contato com a superfície terrestre poderiam servir como condutores elétricos, inventando assim, o para-raios.
Por que nos para-raios são geralmente utilizadas extremidades pontiagudas, feitas de metais condutores? Resposta: A nuvem eletrizada induz cargas elétricas nas pontas do para-raios. Em virtude do “poder das pontas” o campo elétrico nas vizinhanças das extremidades torna-se intenso.
O preço médio para realizar a instalação de para-raios em locais residenciais, custa cerca de R$ 1.
Tipos de Para Raios para cada Subsistema
Quando o fio está ligado a terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo. Assim, podemos dizer que o para-raios nada mais é do que uma haste metálica pontiaguda colocada em um lugar bem alto e ligada a terra. Seu princípio de funcionamento se baseia no poder das pontas do condutor metálico.
Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios. De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão. O raio nuvem-solo é uma descarga entre uma nuvem Cumulonimbus e o solo.