Hoje as suas principais utilizações são na síntese de formaldeído (formol) e como solvente de tintas e vernizes. Leia mais detalhes no texto Metanol. O etanol é o álcool comum, sendo chamado assim porque é o álcool mais usado.
Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível. Podem ser formados por esterificação, em que os reagentes são um ácido carboxílico e um álcool.
O metanol é usado como matéria-prima do formaldeído (usado na produção do formol), como solvente em processos de obtenção de produtos de origem animal e vegetal, como solvente de tintas e vernizes, em perfumaria (com o nome de essência colonial), na produção de biodiesel, no preparo de medicamentos e, principalmente, ...
É utilizado como combustível para veículos (Gasolina C) e matéria prima na indústria de tintas, solventes e vernizes. Hidratado - é uma mistura hidroalcoólica (álcool e água) com teor alcoólico mínimo de 92,6° (INPM), composto por álcool etílico ou etanol.
Mesmo que o etanol apresente várias vantagens, quem se sobressai na rota produtiva de biodiesel é o álcool metanol, por ser mais barato e fornecer biodiesel com boa qualidade e com condições melhores de processamento, mesmo que seja altamente tóxico e requeira adaptações no processo e nos equipamentos importados.
O metanol também é usado no biodiesel, um tipo renovável de combustível produzido a partir de plantas ou gorduras animais que podem ser usadas no lugar ou misturadas ao combustível convencional. O metanol ocorre naturalmente em muitos alimentos, incluindo frutas e legumes.